Moro diz que não teve escolha ao pedir prisão de Lula

Publiciado em 08/04/2018 as 11:44

O juiz federal Sergio Moro afirmou que não teve escolha ao pedir a prisão do ex-presidente Lula, após receber o ofício do Tribunal Regional Federal da Quarta Região (TRF-4). Em entrevista ao canal CGTN América, da China Global Television Network, nesta sexta-feira (06), o magistrado justificou a celeridade na expedição do mandado e disse que simplesmente cumpriu seu papel, já que era preciso executar a sentença. “Simples assim”, garantiu.

"Ele (Lula) foi condenado por lavagem de dinheiro e corrupção. É preciso executar a sentença. Simples assim. Não vejo qualquer razão específica para adiar mais", explicou o juiz ao jornalista Stephen Gibbs. A entrevista foi concedida na sala de audiência da 13ª Vara Federal de Curitiba.

A declaração foi dada poucas horas após o fim do prazo para Lula se entregar voluntariamente à Polícia Federal, às 17h. Na ocasião, Moro confessou que não estava “muito confortável” em falar sobre o caso. "Eu recebi o ofício do TRF-4 ordenando a prisão e simplesmente a cumpri. Não tenho escolha se não cumprir a ordem", afirmou.

Por fim, o juiz comentou sobre as negociações entre a defesa de Lula e a Polícia Federal para viabilizar a prisão. "Acho que ainda está cedo para saber se ele vai se entregar ou se a polícia vai ter que realizar a prisão. Mas eles estão trabalhando", ressaltou.