Apenas um sergipano entre os 10 Melhores Senadores, segundo o Congresso em Foco

Publiciado em 21/09/2019 as 08:29

Líder do PSL no Senado, Major Olimpio (PSL-SP) foi o senador mais bem avaliado na votação popular do Prêmio Congresso em Foco 2019. Ele recebeu 37.504 votos na internet na escolha dos “Melhores Senadores” do ano. A segunda e a terceira colocação ficaram com Alvaro Dias (Podemos-PR) e Paulo Paim (PT-RS) que receberam 24.544 e 17.268 votos, respectivamente.

 

O líder do PSL no Senado agradeceu ao presidente Jair Bolsonaro e reagiu às vaias ao seu discurso:

 
"A Deus pela dádiva da vida, a minha família, minha querida equipe em Brasília e São Paulo. Agradecer ao meu partido, o PSL, a confiança do presidente Jair Bolsonaro, presidente eleito nos valores da democracia. Podem vaiar aqueles derrotados que não aceitam a democracia, não tem a menor importância esse tipo de manifestação. O capitão Jair Messias Bolsonaro foi pelo voto popular, democracia".

Assim como Carla Zambelli, vencedora na categoria de melhor deputada na votação popular, Olímpio mencionou o bordão de Bolsonaro.

"Quando entrei na Academia da Polícia Militar, fiz um juramento de até morrer se preciso for em defesa da sociedade. Se precisar morrer, vou morrer com o sentimento do dever cumprido. Parabéns ao povo brasileiro. No lema de Jair Bolsonaro, vão ter que engolir, Brasil acima de tudo e Deus acima de todos".

Setores da oposição na plateia responderam com gritos de "ditadura nunca mais".

Álvaro Dias destacou que o Poder Legislativo também é homenageado com o reconhecimento aos parlamentares.

“Quero dizer que o prêmio maior é para a instituição que representamos, o parlamento essencial para o Estado de Direito e para a democracia. Neste momento em que procuram transferir a responsabilidade pelos fracassos e os desvios da República, o Congresso em Foco procura promover à Justiça, estimulando aqueles que respondem às aspirações da sociedade brasileira, por isso a medalha de ouro dessa olimpíada entregamos ao Congresso em Foco, parabéns Sylvio Costa”, destacou.

Os nomes dos dez senadores mais bem avaliados pela população foram anunciados na cerimônia de entrega do Prêmio Congresso em Foco 2019, realizada na noite desta quinta-feira (19) no Porto Vittoria Espaço de Eventos, em Brasília. Veja a relação completa abaixo.

A votação que elegeu os melhores parlamentares do ano foi feita entre 1º e 31 de agosto pela internet. Só puderam ser votados aqueles congressistas que não respondem a inquérito ou ação penal no Supremo Tribunal Federal ou que exerceram o mandato por pelo menos 60 dias no atual ano legislativo.

Premiação

Na cerimônia de entrega do Prêmio Congresso em Foco, os três primeiros colocados desta categoria foram agraciados com troféus. Os demais senadores receberam certificados pelo reconhecimento de sua atuação parlamentar este ano.

Veja a votação final dos 10 senadores premiados pela internet, em ordem decrescente de votos:

1º - Major Olimpio (PSL - SP) 37504

2º - Alvaro Dias (Podemos -PR) 24544

3º - Paulo Paim (PT - RS) 17268

4º - Randolfe Rodrigues (Rede - AP) 11431

5º - Soraya Thronicke (PSL - MS) 11353

6º- Mecias de Jesus (PRB - RR) 8948

7º - Jean Paul Prates (PT - RN) 7492

8º - Paulo Rocha (PT - PA) 7485

9º - Marcos do Val (Podemos - ES) 6837

10º - Rogério Carvalho (PT - SE) 6403

A consulta popular na internet é um dos três filtros do Prêmio Congresso em Foco 2019. Também foram escolhidos os melhores parlamentares na avaliação de jornalistas que cobrem a Câmara e o Senado e na avaliação de um júri especializado.

Durante o mês de votação, foram feitos todos os acompanhamentos para garantir que o processo fosse realizado com a maior segurança e legitimidade possíveis. Os votos passaram inicialmente pela checagem e filtragem dos seus números de Internet Protocol – o famoso IP, número pelo qual o dispositivo usado pelo usuário é identificado na rede mundial de computadores. A auditoria foi feita pelo Congresso em Foco, pelas empresas Guard e iLevel e pela Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF).

A ferramenta utilizada este ano foi desenvolvida especialmente para a votação do prêmio. O sistema foi cercado de todos os instrumentos para evitar tentativas de manipulação.

Para aumentar a segurança no processo de escolha feito pela internet, o participante precisava informar o email e também o celular. O usuário recebia pelo endereço eletrônico informado um código, que deveria ser inserido na página de votação. Ambos os dados (telefone e email) foram checados. Votos de origem irregular foram invalidados.

Cada participante da votação pela internet podia votar em até cinco senadores e até dez deputados federais nas categorias gerais e em até três nomes nas categorias especiais.

Do Congresso em Foco