ANA reduz vazão de Sobradinho e Xingó

Publiciado em 19/07/2017 as 11:41

Os reservatórios de Sobradinho, na Bahia, e em Xingó, entre Alagoas e Sergipe - ambos no rio São Francisco - estão autorizados pela Agência Nacional de Águas (ANA) a liberar uma média mínima diária de 550m³/s de água, o menor patamar já adotado em ambos os reservatórios. Na operação, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) também poderá adotar uma defluência mínima instantânea (a cada medição) de 523m³/s. Estas novas regras valem até 30 de novembro. Para operar, a empresa aguarda ainda o aval do Ibama.

A medida busca preservar os estoques de água dos reservatórios da bacia do rio São Francisco até o final do período seco e início do próximo período chuvoso, que costuma acontecer a partir de dezembro, devido ao agravamento das condições hidrológicas e de armazenamento de água na bacia, a qual tem registrado chuvas abaixo da média desde 2012.

Por conta desta situação, a ANA vem autorizando a redução da vazão mínima defluente abaixo de 1.300 m³/s (patamar mínimo adotado em situações de normalidade) tanto em Sobradinho quanto em Xingó.

A partir de então, as defluências mínimas desses reservatórios têm sido reduzidas gradativamente, conforme verificada a necessidade de adequação às condições climáticas mais severas e sempre buscando garantir a segurança hídrica na bacia.