Serviços da nova sede do IML estão com 73% de execução

Publiciado em 10/12/2019 as 21:11

A futura sede do Instituto Médico Legal de Sergipe (IML) ganha novos contornos em sua estrutura e, em breve, a realização de perícias e liberação de corpos, bem como o  atendimento acolhedor às pessoas que dependem desse tipo de serviço em vida se tornarão mais ágeis, uma vez que a capacidade na prestação dos serviços será ampliada.

Com investimentos na ordem de R$10.491.548,66, provenientes do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados (Proinveste), a moderna obra do IML, localizada na Avenida J, no Povoado Taiçoca de Fora em Nossa Senhora do Socorro, a aproximadamente 15 km de Aracaju, está sendo executada pelo Governo de Sergipe, por meio da parceria entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs) e a Companhia Estadual de Obras Públicas (Cehop).

Segundo o engenheiro civil responsável pela execução da obra, Jurandi Rodrigues, o andamento dos serviços é bastante satisfatório. “Atualmente contamos com um efetivo de 75 profissionais divididos em várias equipes. No Bloco dos Vivos estamos finalizando o reboco e pintura da parte externa, a aplicação do piso de alta resistência, a instalação dos granitos para receber as esquadrias e concluindo o telhado", explica.

Jurandi Rodrigues acrescenta que no Bloco dos Mortos a execução dos serviços também é célere. "Os trabalhos consistem na finalização das instalações elétricas e do forro, na marcação do gabarito para a construção da passarela que o interliga ao bloco dos vivos, na limpeza da laje e do telhado. Já na área externa, com a conclusão de todo o estacionamento em paralelepípedo, prosseguimos com a instalação do gradil, estamos fazendo a troca de terra para a preparação do solo onde será construída a área de vivência e finalizando o sistema de tratamento de esgoto", detalha.

O novo IML

Tendo como referência as sedes dos IML's mais modernos do país, o novo IML possui um conceito contemporâneo e harmônico com as necessidades desse tipo de repartição. A obra terá 2.500,00 m² de área construída em um terreno de 17.400,00 m², sendo dividida em dois blocos: dos vivos, dos mortos, além do espaço de serviços essenciais, todos interligados por uma passarela elevada. O primeiro será composto por recepção, sala de necrópsia, laboratório, sala médica, geladeiras, incinerador, ossário, sala de podres, vestiários, copa, lavanderia, dormitórios para funcionários e três velatórios. Já o segundo, contará com recepção, salas para sexólogo, assistente social, odontologia, raios-X, reuniões, arquivo informativo, copa, administração, secretaria, diretoria, coordenadoria e sanitários, além de plataformas elevatórias nos dois blocos e rampas de acessibilidade em toda a área da edificação. Uma vez inaugurada, a nova sede possuirá uma estrutura adequada para o desempenho dos profissionais e, por conseguinte, agilidade, eficiência e humanização no atendimento às pessoas que procuram a instituição em situações muito delicadas da suas vidas, e,  maior capacidade para atender aos 75 municípios sergipanos.

Da ASN