Fiscalização de feiras livres da capital agrada comerciantes e consumidores

Publiciado em 17/01/2020 as 18:14

Realizado de forma regular pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), o serviço de fiscalização de feiras livres na capital garante o cumprimentos das novas adequações desses espaços de comercialização, e com isso assegura maior comodidade a feirantes e consumidores.

“Com certeza, está tudo muito melhor pois.  Agora temos a presença constante de fiscais por aqui, o que nos deixa mais tranquilos e certos do empenho da Prefeitura”, afirma Eunice Maria dos Santos, que comercializa frutas na feira livre do bairro São José, há mais de duas décadas.

Conhecida como do Carro Quebrado, a feira do São Jose está entre os espaços de comercialização ao ar livre nos quais a Emsurb mantém regulares os trabalhos de fiscalização.

Durante os horários de realização das atividades, as equipes da empresa percorrem todo o espaço das feitas supervisionando o cumprimento das novas adequações, aplicadas progressivamente desde 2018, e também atual para orientar os vendedores sobre as devidas práticas.

Dentre os procedimentos fiscalizados, estão a correta acomodação de cestos e caixas de mercadores, de modo a não prejudicar a circulação de pessoas, bem como a ocupação incorreta das áreas públicas ao entorno das feiras, evitando o comprometimento da mobilidade.
 
No São José, o negociante Fábio Góis afirma que a presença constante dos fiscais da Emsurb gera bons resultados para as vendas, uma vez que as ações são também direcionadas ao comércio irregular.

“Tem sido nota 10 o trabalho da Emsurb aqui, principalmente, porque a fiscalização inibe aquelas pessoas que costumavam ficar circulando por aqui com diversos tipos de produtos”, disse ele.

No conjunto Castelo Branco, negociantes e clientes também demonstram satisfação com as atividades desenvolvidas pela empresa municipal no espaço público de comercialização. É o caso do estudante Hector Santana Rodrigues que, além de notar com frequência a presença das equipes de fiscalização, também reconhece as melhorias promovidas na área.

“Comecei a frequentar esta feira por indicação da minha namorada, que sempre falava muito bem sobre a organização. Os corredores mais largos ajudam  no fluxo de pessoas e a limpeza, que ocorre sempre após, também é muito bem executada. A Prefeitura está de parabéns”, destacou o estudante.

Segundo a Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa), a medida reforça, ainda mais, o compromisso da administração municipal em oferecer comodidade tanto aos que vendem quanto para os consumidores.

“O que temos em mente é proporcionar melhorias que atinjam a todos. Por este motivo, a Emsurb faz a distribuição de seus fiscais de acordo com o tamanho de cada feira, assim como algumas demandas que são previamente identificadas”, explica o diretor Bira Rabelo.

“Nossos clientes costumam elogiar bastante o que a Prefeitura tem feito aqui, o que nos deixa satisfeitos, pois sabemos que é também por meio do trabalho dos fiscais que tudo é mantido dentro dos conformes e da melhor maneira para todos”, afirmou a negociante de verduras e legumes Jozelia dos Santos.

Da AAN