Coronavírus: Emdagro define medidas preventivas e suspende atendimento a agricultores

Publiciado em 20/03/2020 as 10:06

A Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), atendendo ao Decreto do Governo de Sergipe nº 40.560, editou Portaria (nº 034/2020) estabelecendo a suspensão do atendimento direto a agricultores; e regulamentando alterações nos horários de funcionamento dos seus escritórios regionais, central e local; o acesso de pessoas aos prédios da empresa; o regime homeoffice e o rodízio entre servidores. A resolução estabelece medidas temporárias de prevenção à propagação do coronavírus (Covid-19), em vigor a partir desta quinta-feira (19).

Com isso, fica temporariamente suspensa a visitação pública às instalações do escritório central da EMDAGRO, bem como aos escritórios locais e regionais, Parque da Cidade Governador José Rollemberg Leite, bem como o atendimento presencial interno e externo aos agricultores em todas as unidades da empresa. Os postos fixos de fiscalização agropecuária terão seu funcionamento normal, ficando desativado apenas o Posto de fiscalização localizado em Propriá-Poeira, pelo mesmo período. 

Fica suspensa, ainda, por 15 dias, a emissão de Guia de Trânsito Animal - GTA para eventos agropecuários, e fica proibida a participação de servidores da empresa nas fiscalizações desses eventos. Nas outras situações, a emissão de Guia de Trânsito Animal - GTA e de Permissão Trânsito vegetal - PTV será realizada normalmente, mas recomenda-se que o cidadão opte pela solicitação do serviço através do site da empresa: www.emdagro.se.gov.br.

Além da adoção do regime de trabalho remoto - homeoffice nas unidades jurisdicionais e administrativas, a resolução também restringe a participação de servidores e funcionários em eventos que envolvam aglomeração de pessoas, a exemplo de exposições agropecuárias, vaquejadas, leilões de animais, reuniões internas e externas, encontros e Dias de Campo. Da mesma forma, limitou o horário de expediente das 08h às 13h, tanto no escritório-sede quanto nos escritórios regionais e locais, onde haverá rodízio de servidores.

Segundo o presidente da Emdagro, Jefferson Feitoza de Carvalho, o objetivo é dar efetividade à adoção de medidas preventivas a fim de minimizar os efeitos da pandemia. “O decreto governamental traz as medidas de prevenção ao contágio e de enfrentamento da propagação do novo coronavírus. Assim, diante do quadro atual, resolvemos suspender algumas atividades nas dependências dos escritórios da empresa, adotando assim o sistema de trabalho remoto, de forma a reduzir a circulação diária de pessoas, manter o distanciamento social, a intensificação das ações e programas de higienização pessoal e do ambiente de trabalho”, ressaltou. Ele reforça que as equipes de fiscalização agropecuária estarão trabalhando normalmente, observando os devidos cuidados para si para as outras pessoas, de forma a garantir a sanidade animal e vegetal dos produtos que entram no Estado ou tenham Sergipe como passagem.

Da ASN