Prefeitura entrega mais 15 novos ônibus para o transporte público de Aracaju

Publiciado em 30/06/2020 as 14:02

A Prefeitura de Aracaju entregou mais 15 novos ônibus para a capital. A entrega foi feita pelo prefeito Edvaldo Nogueira, em frente ao Centro Administrativo, na manhã desta terça-feira, 30. Adquiridos pelas empresas Viação Tropical e Capital os veículos vão compor o sistema de transporte coletivo da cidade, operando, a partir da próxima semana, em uma das linhas de maior demanda de passageiros - cerca de 440 mil usuários por mês -, a Augusto Franco/Bugio. Com esta entrega, a atual gestão soma 71 novos ônibus disponibilizados à população, em pouco mais de um ano, dentro do processo de renovação da frota de transporte público.

“Este é mais um momento de grande satisfação. Em 2019, entregamos 30 ônibus; em fevereiro deste ano foram mais 26, e, agora, realizamos a entrega de mais 15 veículos que farão parte da linha Augusto Franco/Bugio, uma das mais importantes da nossa cidade e que liga as zonas Norte e Sul, passando pelo Centro. São mais de 440 mil pessoas que utilizam a linha, e, por isso, é muito importante para a qualidade de vida desses usuários. São ônibus de alto padrão, novos, que com certeza vão ajudar os trabalhadores e trabalhadoras da nossa capital a chegar em seus destinos com mais conforto”, destacou o prefeito.

Edvaldo ressaltou que a renovação da frota faz parte do Projeto de Mobilidade Urbana e salientou que, os novos veículos “circularão pelos corredores de transporte que estão sendo transformados”. "Esses ônibus vão passar por avenidas que foram ou que estão sendo recuperadas, como Hermes Fontes, Barão de Maruim, Ivo do Prado, Simeão Sobral, José Carlos Silva, e  isso será um ganho para o cidadão. É um conjunto de ações que, com certeza, vai possibilitar ao aracajuano, usuário do sistema de transporte coletivo, ser melhor atendido, em viagens mais agradáveis e rápidas”, reiterou.

Modernidade


Os 15 ônibus serão colocados na linha 001- Augusto Franco/Bugio. Destes, 10 foram adquiridos pela Viação Tropical e cinco pela Capital. Todos os veículos contam com tecnologia de ponta, câmeras de alta resolução, GPS, validadores e sistema anjo da guarda/trava de segurança das portas. Os ônibus também atendem aos requisitos de acessibilidade, oferecendo aos passageiros conforto e segurança.

“É um ganho substancial para a população da região metropolitana de Aracaju. São ônibus que serão alocados na linha mais volumosa em termos de demanda, que é a linha Augusto Franco/ Bugio, atendendo dois bairros que, até então, não tinham sido contemplados com a renovação da frota”, reforçou o superintendente da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Renato Telles.

O diretor-executivo da Viação Tropical, Adierson Monteiro, enfatizou que a ação representa “uma somação de esforços entre a Prefeitura e o empresariado, em um momento difícil”. “Os veículos deveriam ter chegado em abril, mas por conta da pandemia, houve um atraso. Estamos enfrentando momentos difíceis, mas essa renovação faz parte da nossa visão, de garantir um transporte melhor à população”, afirmou o empresário. O representante da empresa Capital, Eider Ximenes, também acompanhou a entrega.

Renovação da frota

O processo de renovação da frota de transporte público foi iniciado, pela atual gestão, em maio de 2019, com a entrega de 30 novos ônibus. Em fevereiro deste ano, mais 26 foram entregues à população, somando 56 novos veículos. Com a entrega desta nova remessa, a administração municipal chega a 71 novos ônibus ofertados aos aracajuanos.

Já foram beneficiadas as seguintes linhas: 031 – Eduardo Gomes/Des.Maynard via UFS; 041 – Aquarius/Centro via Aeroporto; 074 – Unit/Centro via Hospital Primavera; 307 – São Cristóvão/Zona Oeste via UFS; 402 – 2 – Santa Lúcia/D.I.A 02; 600 CP1 – Circular Praias 01 via Mosqueiro; 004 – Santa Maria/Mercado via Jardins; 005 – Maracaju/ D.I.A via Hermes Fontes; e 074 – Unit/Centro via Hospital Primavera.

 

Da AAN