Sinal de internet está ruim? O problema pode estar na posição do modem

Publiciado em 27/07/2021 as 13:10

A pandemia transformou o home office em rotina para grande parcela da população e, com isso, o uso da internet em casa tornou-se imprescindível. Não apenas para trabalhar e estudar, mas também para se comunicar, se informar e se distrair. No entanto, o Wi-Fi dentro dos imóveis nem sempre funciona com a qualidade desejada. Por isso, a escolha correta do local onde ficará o modem pode ser essencial para garantir a qualidade do sinal de internet – podendo amplificar ou diminuir o alcance. Algumas dicas simples podem ajudar a otimizar este sinal, como explica Christiana Mello, diretora de Marketing da Unidade de Soluções Residenciais da TIM Brasil.

 

Segundo Christiana, o ideal é instalar o aparelho em locais altos para haver menos barreiras, como móveis, uma vez que as ondas se propagam para frente e para baixo. “O indicado é o posicionamento do modem de forma centralizada, para distribuir o sinal de uma maneira equilibrada. Assim, todos os cômodos serão atendidos. Colocar o equipamento no chão ou em móveis baixos não favorece a distribuição e piora a performance do Wi-Fi”, observa.

 

Questões como tamanho do imóvel, posição do modem na casa, espessura da parede e instalação do aparelho próximo a fontes de calor também são pontos que podem prejudicar a propagação do Wi-Fi. “As telas de LCD, aquários, espelhos e até mesmo azulejos, por refletirem o sinal do modem, também podem causar distúrbios na propagação de rádio. Já os equipamentos eletrônicos como telefones sem fio, forno micro-ondas e aparelhos conectáveis via bluetooth provocam alguma interferência, pois trabalham próximos da frequência de atuação dos modens”, explica a diretora.

 

Outro alerta importante, lembra a especialista, é não deixar o equipamento próximo a fontes de calor. “Isso pode gerar travamento e perda de performance”, observa Christiana.

 

O tamanho do imóvel também influencia diretamente o desempenho da cobertura de internet. Modens mais modernos, chamados de dual band, possuem duas faixas de frequência e cada uma tem suas propriedades. Uma delas possui menor taxa de transferência (quantidade de dados que podem ser transferidos de um local para outro em um determinado período), mas maior alcance. A outra faixa possui maior taxa de transferência, ou seja, maior velocidade, porém, menor alcance.

“Em cada instalação é necessário avaliar a melhor posição do modem para distribuição do sinal. Por isso, a TIM Live conta com equipes técnicas especializadas que analisam as necessidades dos clientes e realizam também trabalho de orientação. A operadora também utiliza equipamentos de qualidade, como repetidores de sinal, para proporcionar a melhor experiência de uso dos seus serviços”, grifou a diretora.

 

A TIM Live, ultrabanda larga fixa da operadora, iniciou as operações em 2019 e está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Pernambuco, Amazonas e Distrito Federal. Entre os benefícios da ultrabanda da TIM estão o acesso a plataformas de streaming, canais online de esportes, notícias e filmes + plataforma de games e audiobooks. Tudo isso com o maior download, upload e a menor latência disponível no mercado, atestados pelos prêmios CanalTech e Melhores Serviços do Estadão.

 

 

DICAS PARA OTIMIZAR O USO DO MODEM EM CASA

 

- Instalar o modem em local alto, em uma área central do imóvel;

- Não instalar o modem próximo a fontes de calor;

- Evitar usar o modem próximo a móveis e objetos que a virem barreiras;

- Fortaleça a segurança e use senhas fortes;

- Use modens com tecnologias mais recentes;

 

Fonte: TIM Brasil