Sergipe terá representante no maior evento de pole dance das Américas

Publiciado em 18/01/2017 as 09:41

A paulista radicada em Sergipe Fernanda Rocha, professora de pole dance desde 2012, já está se preparando para competir em mais uma edição sul-americana do maior evento multiesportivo do mundo, o Arnold Classic. O evento acontece em São Paulo, no Transamérica Expo Center, de 21 a 23 de abril.
Pioneira na prática do pole dance em Aracaju, Fernanda é a única representante de Sergipe no evento, disputando na categoria profissional com grandes nomes mundiais da modalidade, que combina a arte da dança com a ginástica acrobática, com apoio em um cano metálico vertical.
O Arnold Classic South America será o maior evento multiesportivo de 2017 no Brasil, com mais de 30 competições em várias modalidades, do xadrez ao crossfit, passando pelo bodybuilding e fitness, além de lutas e artes marciais, pole dance e muitos outros. Integrando o segmento de pole dance, o Pole Championship Series South America, a Federação Brasileira de Pole Dance vai promover o 3º Campeonato Pan-americano da modalidade. Durante os três dias, o evento vai receber os melhores atletas pan-americanos, com expectativa de mais de 200 competidores vindos de 12 países.

Trajetória

Fernanda começou logo cedo a trabalhar o corpo com atividades que exigem força e técnica. A prática do ballet desde os quatro anos lhe garantiu preparação corporal, com equilíbrio, fortalecimento muscular, elegância, leveza e concentração. Completaram a lapidação do seu talento e sua técnica a ginástica rítmica e a dança do ventre. Por último, as acrobacias de circo, que treinou em 2011, trouxeram o fortalecimento que faltava, e fizeram a ponte para o pole dance, que se tornou sua paixão.

Mas era preciso adquirir e aprimorar a técnica da modalidade. Sem opções em Aracaju, trancou o curso de arquitetura e foi se capacitar nos grandes centros. Em São Paulo, participou de uma capacitação com Renata Wilke, e desde então vem enriquecendo o currículo em cursos com grandes estrelas como Vanessa Costa, Anastasia Skukhtotova, Evgeny Greshilov, Hanka Venseler e outras.

De volta a Aracaju, em 2012, começou a dar aulas em sua casa. No mesmo ano, participou da sua primeira competição, o Arnold Classic, no Rio de Janeiro, na categoria amadora. Em seguida, participou de mais uma competição amadora e duas profissionais, uma novamente no Arnold Classic, conseguindo a 5ª colocação, e outra em Brasília, que lhe rendeu a 3ª colocação e garantiu uma vaga numa competição internacional, da qual não pôde participar por falta de patrocínio.

Atualmente, Fernanda continua dando aulas num estúdio em Aracaju, mas pretende se
dedicar à prática esportiva do pole dance, participando de competições nacionais e internacionais. Para ela, é necessário desvincular o rótulo da atividade à imagem
exclusivamente da dança sensual e sexy.