Um dos maiores eventos de Dança do Ventre da América Latina acontecerá em Sergipe.

Publiciado em 17/04/2017 as 20:15

Um dos maiores eventos de Dança do Ventre da América Latina acontecerá em Sergipe. O Festival Nacional Shimmie 2017 será realizado nos dias 19, 20 e 21 de Maio, no Teatro Atheneu, com direção da Revista Shimmie e de Catarina Hora, diretora da Fluence Danças, escola da capital sergipana. Bailarinas renomadas em todo o Brasil estarão em Aracaju participando do evento, a exemplo de Ju Marconato e Munira Magharib, ambas de São Paulo. Durantes os três dias haverá avaliações, workshops para os artistas que buscam maior aperfeiçoamento na sua dança, e também mostras de dança e shows para o público.
O Festival terá início em Aracaju na sexta, 19, na Fluence, com o 20Ver Dançar, que consiste na avaliação da bailarina de Dança do Ventre por parte de uma banca formada por Ju Marconato e Munira Magharib. Para o 20Ver não haverá colocações ou divulgação de notas, pois não se trata de competição. No sábado, as atividades passarão a acontecer no Teatro Atheneu, com o workshop Dança Baladi: Estrutura Musical e Repertório, ministrado por Magharib, das 9 às 11h. A partir das 14h o público já poderá comparecer para prestigiar as competições e mostras; e pela noite, a partir das 19h, haverá o Show de Gala, ponto alto do evento com convidados(as) e bailarinos(as) sergipanos e de outros estados. No domingo, a programação será iniciada com o workshop Movimentos Impactantes, ministrado por Marconato, das 9 às 11h. Pela tarde, a partir das 14h, mais um dia de competições e mostras de dança. E a partir das 19h, apresentações e encerramento do Festival.
Os ingressos antecipados estão por apenas R$ 30 (valor no dia: R$ 40). Escolas e caravanas possuem desconto para a compra de ingressos a partir de 15 unidades. Para a inscrição dos workshops, avaliações, concursos, e outras atividades, bem como promoções ou combos, basta acessar o site www.festivalshimmie.com.br/aracaju/ . As vendas de algumas das atividades são divididas em lotes, portanto é importante ficar atento ao site e regulamento. Para maiores informações, entre em contato com a organização do evento através do email: aracaju@festivalshimmie.com.br.

O FESTIVAL

O Festival Nacional Shimmie nasceu em São Paulo e desde 2011 se posicionou no mercado de forma inovadora, sendo pioneiro no gênero de festivais de dança oriental com um formato itinerante no Brasil, permitindo descentralizar o acesso à toda a efervescência artística que antes acontecia apenas no eixo RJ-SP. Assim, artistas de todo o país participam na sua região mesmo. Em 6 anos de existência o evento reuniu cerca de 1060 apresentações e um público de 10.000 pessoas. Em 2017 o festival acontece em quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Sergipe. O Festival é aberto ao público e conta com a participação de bailarinos solistas, grupos de danças, pesquisadores e artistas consolidados. Esta iniciativa promove, divulga e conecta o público, criando um intercâmbio cultural entre profissionais e estudantes da dança oriental em uma pluralidade de culturas que transita harmoniosamente com a cultura brasileira.