Severo DAcelino lança nova obra de poemas nesta quarta

Publiciado em 13/11/2018 as 10:18

O lançamento do quinto livro do ator Severo D’Acelino, está marcado para esta quarta-feira, 14, na Casa de Cultura Afro Sergipana, a partir das 19h. Intitulada Quelóide, a obra aborda a identidade e ancestralidade pessoal do escritor. Além de lançar o livro, o evento fará exibição inédita do documentário Severo D'Acelino: Revisitação, produzido pelo diretor Luciano Freitas.

Quelóide é marca. É a origem do povo negro de Sergipe. Cada poema trata da identidade, da condição do negro, com suas origens e, sobretudo suas marcas”, revela o escritor. Cientificamente, queloide é uma cicatriz ocasionada pelo crescimento excessivo do tecido que aparece depois da cura de um ferimento. As queloides são inofensivas e não precisam de tratamento médico.

Há mais de dez anos, D’Acelino aguarda ocasião propícia para publicar tais poemas no intuito de oferecer à comunidade sergipana a oportunidade de se reconhecer, revisitar suas tradições de lutas e resistências, e promover a autovalorização da pessoa negra ante a riqueza do seu conjunto cultural.

Acho que este momento chegou. A conjuntura política e as pressões sociais em cima do negro, que se utilizam do colorismo, do maniqueísmo e da negação de identidade. O conjunto social é excludente e o negro acaba buscando uma condição melhor para se colocar no tecido social, negando sua própria origem”, declara D’Acelino, que também é fundador dos movimentos negros em Sergipe, Bahia e Alagoas.

O livro é uma seleção de 105 poemas e apresenta uma leitura da diversidade e das tradições ancestrais africanas em sua forma de falar cantando, contando tradições associados a fatos, atos e falas simbólicas, e sua expressão multicultural em versos que exemplificam o ritmo da canção.

Dentre outros 3 mil poemas escritos durante toda a vida, serão selecionados por Severo D’Acelino, as obras anunciadas em edições inéditas para 2019: Cânticos de Contar Contos e Poesia, e Visão de Olhar em Transe.

Na programação do lançamento do livro Quelóide, haverá apresentação musical e leitura dramática dos poemas do autor. Para enaltecer o lançamento, o diretor Luciano Freitas preparou especialmente a exibição do documentário sobre a trajetória de vida do ator, dramaturgo, coreógrafo, palestrante e pesquisador de assuntos afro-indígenas.

Através de relatos dele mesmo, de pesquisadores como Rosemere Ferreira, Fábio Wesley e de Luciana Oliveira, cineasta sergipana que organiza a mostra Egbé de Cinema Negro [que homenageia D’Acelino com a premiação que leva seu nome] e da deputada Ana Lúcia, autora da comenda Abdias Nascimento”, explica o diretor.

*Sobre o autor*

Severo D’Acelino é ator, escritor, poeta, dramaturgo, coreógrafo, palestrante e pesquisador de assuntos afro indígenas. É militante, fundador dos movimentos negros em Sergipe, Bahia e Alagoas.

Como ator, interpretou Chico Rei (filme homônimo), Alfredão (em Tereza Batista), Calendário (em Espelho D’Água), e mais recentemente como Capitão Eugênio Etore (em Velho Chico), seu personagem revisita o Rio São Francisco ao navegar no Gaiola Encantado que recolhia as almas das pessoas que morriam afogadas no rio.

Já publicou quatro livros: Panáfrica África Iya N’la, Mariow: o terreiro de B’A Emiliana; O negro na conjuntura nacional: racismo nas escolas e a educação de Sergipe; e Opará Revisitado.

*Serviço*
*Lançamento do livro Quelóide, de Severo D’Acelino*
*Data:* 14/11/2018
*Horário:* 19 horas
*Local:* Casa de Cultura Afro Sergipana (Rua Goiás, 802 - Bairro Siqueira Campos)

 

Fernanda Queiroz