Governo e municípios se reúnem para definir retomada da Caravana do Esporte e das Artes nos municípios sergipanos

Publiciado em 11/02/2021 as 22:59

Com o objetivo de incentivar a participação dos municípios sergipanos na Caravana do Esporte e das Artes, a vice-governadora Eliane Aquino, realizou, na quarta-feira(10), uma reunião virtual de apresentação do projeto, que contou com a presença da superintendente Especial de Esporte, Mariana Dantas, que estava representando o secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (SEDUC), Josué Modesto dos Passos Subrinho, a presidente do Instituto Esporte & Educação, Ana Moser e da professora Clotildes Farias de Souza, coordenadora da coordenadoria de educação à distância, formação e tecnologias educacionais, além de representantes dos municípios de Salgado, São Cristóvão, Itabaiana, Maruim, Canindé do São Francisco, Nossa Senhora do Socorro e Nossa Senhora da Glória.

Em tempos de pandemia e diante do necessário isolamento social enfrentado por todo o mundo, alternativas são criadas para que as pessoas possam, ainda que minimamente, retomar a normalidade da vida pré-pandemia. Pensando nisso, o Instituto Esporte & Educação e o Instituto Mpumalanga, juntamente com os parceiros institucionais UNICEF, DISNEY e ESPN, transportaram os conteúdos antes oferecidos presencialmente para o ambiente online, com as metodologias Esporte Educacional e Viva com Arte.

A vice-governadora Eliane Aquino reforçou a importância do acesso à educação, rememorou a atuação da Caravana do Esporte e das Artes desde 2009, sob sua coordenadoria, durante a gestão do então governador Marcelo Déda, pediu aos gestores que abracem o projeto. “Inicialmente, quero agradecer a presença dos prefeitos Marcos Santana e Gilvanildo Costa nesta reunião. Sabemos o quanto a educação precisa ser nosso principal mecanismo para mudarmos a realidade em que o nosso país se encontra. Os desafios sociais são imensos. As perdas financeiras trazidas pela pandemia afetaram, e continuam afetando, justamente aqueles que mais precisam. Vivemos uma crise econômica, política e sanitária que, possivelmente, trará graves danos ao desenvolvimento das crianças e adolescentes se não agirmos para reverter esse quadro. É absolutamente necessário que os professores estejam engajados nas formações da Caravana, porque elas vão, com certeza, contribuir para o desenvolvimento das nossas meninas e meninos”. 

Para a presidente do Instituto do Esporte&Educação, Ana Moser, a nova edição da Caravana do Esporte e das Artes tem tudo para ser um sucesso. “Sergipe é um estado que sempre nos recebe de uma forma muito engajada e isso nos dá bastante entusiamo para realizar a Caravana no Estado. Tenho certeza que será um processo muito rico para todos. A organização de todos os conteúdos e estratégias utilizadas nas formações em uma plataforma digital permite que o projeto continue e isso tem um impacto direto sobre as possibilidades de qualificação da prática pedagógica.

No decorrer da passagem pelo estado de Sergipe, a Caravana do Esporte e das Artes teve edições nos municípios de Canindé de São Francisco, Propriá, Itabaiana, Lagarto, Porto da Folha, Laranjeiras, proporcionando aos atletas participantes, entre eles grandes promessas para o esporte brasileiro, experiências marcantes.

“Durante a outra edição das Caravanas em Sergipe, eu acompanhei todo o evento pela televisão e fico extremamente feliz pelo município de São Cristóvão ser contemplado com esta edição. Tenho certeza de que São Cristóvão, a cidade mãe de Sergipe e a nossa população têm muito a ganhar com essa importante iniciativa”. Marcos Santana, prefeito da cidade de São Cristóvão.

 

 

 

Da ASN