Funcap realiza programação especial em homenagem ao aniversário de Aracaju no Teatro Tobias Barreto

Publiciado em 15/03/2022 as 16:50

No dia 17 de março de 1855, a partir de Lei Provincial, assinada por Inácio Joaquim Barbosa, Aracaju tornou-se oficialmente a capital de Sergipe. Em 2002, no mesmo dia em que se comemora o aniversário da capital, a cidade foi presenteada com a inauguração do Teatro Tobias Barreto (TTB), uma das principais casas artísticas do nordeste. 

Como forma de celebrar estes dois marcos históricos, o Governo de Sergipe, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), promoverá, no Teatro Tobias Barreto, uma programação inteiramente dedicada a homenagear a capital sergipana e o TTB. 

A programação se inicia às 19h, com solenidade de entrega das Medalhas do Mérito do Bicentenário da Emancipação Política de Sergipe, a qual destaca os órgãos públicos e personalidades que prestaram relevantes serviços ao estado. Na sequência, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse), sob regência do maestro Guilherme Mannis, realizará um concerto “Especial Aniversário de Aracaju - Brasil 200 Anos”. A apresentação contará com as participações dos artistas sergipanos: Antônio Carlos du Aracaju, Sergival, Lari Lima e Carina Lelis.

A orquestra mesclará seu repertório sinfônico tradicional, com a apresentação de grandes obras orquestrais latino-americanas – Huapango e Sinfonietta, de Moncayo e Suíte do Ballet “Estância”, de Ginastera –, a grandes canções tradicionais da região nordeste do Brasil e de autores como Luiz Gonzaga, Gilberto Gil, Erivaldo de Carira e Ismar Barreto, dentre outros.

A entrada é franca e aberta ao público geral, que será recepcionado por Popó Music, Cia De Dança Nelson Santos e Nu Tempo Dance Company. 

Teatro Tobias Barreto

O Teatro Tobias Barreto (TTB), fundado em 2002, é o mais novo, maior e mais moderno teatro de Sergipe. A estrutura, projetada pelo arquiteto Rui Carvalho de Almeida, é composta por formas geométricas bem definidas. Recentemente, no ano de 2019, o espaço foi contemplado com uma reforma completa, com o objetivo de torná-lo ainda mais acessível, seguro e confortável.

O Teatro Tobias Barreto é palco para concertos e apresentações dos mais variados gêneros artísticos, com convidados locais, nacionais e internacionais. O grande palco do estado de Sergipe tem a Orsse como seu grupo estável, e juntamente com ela, produziu mais de 500 concertos em várias temporadas anuais, com destaques para a apresentações de óperas, concertos sinfônicos, peças corais-sinfônicas e a presença de muitos solistas, em produções que emocionaram o público sergipano.

 

 

 

Da ASN