Iran ressalta a importância das riquezas naturais de Sergipe

Publiciado em 18/06/2019 as 13:35
Foto: Jadilson Simões

Com o objetivo de ressaltar a importância das riquezas naturais de Sergipe e alimentar a boa expectativa de começar a construir um cenário menos sombrio para o futuro próximo do estado, chamando à atenção para a responsabilidade do estado nacional e federado, na construção de um projeto de desenvolvimento que tenha como foco o povo trabalhador, foi o embasamento do discurso proferido na manhã desta terça- feira,18, na Assembleia Legislativa de Sergipe, pelo deputado estadual Iran Barbosa (PT).

Em sua fala, o parlamentar repudiou notícias esperançosas para o cenário econômico do estado. Segundo ele, as notícias vão na linha das riquezas potenciais naturais que Sergipe possui, a exemplo do gás, da possibilidade de produção de energia termoelétrica. Para ele, é um cenário que se apresenta que se não tiver a capacidade de investimento para o estado, bem como não tiver seriedade no tratamento que o estado oferece aos investimentos necessários para que essas riquezas se potencializem, o cenário de destruição, sombrio que se aponta para a economia, pode ser completamente modificado, explicou Iran Barbosa.

Ainda em sua explanação, o deputado disse que o panorama exige estudos, planejamento, investimentos e, sobretudo, a capacidade do estado compreender qual é o papel que ele tem com o desenvolvimento econômico do país e de Sergipe, no momento em que essas notícias aparecem.

Segundo Iran, são notícias que começam a animar os economistas, animar a classe trabalhadora com a perspectiva de geração de empregos, notícias que animam também os consumidores de energia elétrica, de gás, e que pagam um preço muito elevado.

“É preciso resgatar o papel que tem o estado com todo esse processo, sob pena mais uma vez de termos as riquezas anunciadas e os benefícios não se reverterem favoravelmente para a população”, salientou Iran relembrando a discussão sobre a descoberta do pré-sal no Brasil.

“Destinamos aquela riqueza para os investimentos na área de educação, saúde, mas também testemunhei todo esse sonho de forma repentina desmanchar como água, a partir de iniciativas que diminuíram o papel do estado, entregando para as multinacionais, que entregam para o capital internacional e se apropriam da nossa riqueza. Nós temos que preservá-las, nós temos que utilizá-las de forma adequada, que não com prometa o meio ambiente”, destacou Iran Barbosa

Aparte

Em aparte, o deputado estadual Zezinho Guimarães (MDB), em resposta ao deputado Iran, citou o poeta nordestino Ariano Suassuna, com o desejo de reflexão: “O otimista é um tolo. O pessimista, um chato. Bom mesmo é ser um realista esperançoso”

Iran rebateu o aparte com o pesamento de esperança de Paulo Freire, “Esperança de esperançar, e não esperança de esperar. A esperança dos que lutam, dos que resistem e dos que defendem suas bandeiras de resistências”.

Da Rede Alese