Lei do Gás: Sergipe debate proposta em Fórum Nacional de Secretários

Publiciado em 09/07/2020 as 10:16

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia, José Augusto Carvalho, participou na manhã desta quarta-feira (08), de uma reunião, por videoconferência, do Fórum Nacional de Secretários de Minas e Energia. O encontro reuniu representantes de todos os estados e teve como objetivo ouvir a apresentação de Augusto Salomon, presidente da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), instituição que congrega a maioria das distribuidoras de gás do país.

Durante a encontro, José Augusto manifestou a posição de que o PL 6407 (Lei do Gás) deve ser aprovado na forma do relatório aprovado na Comissão de Minas e Energia, de autoria do deputado Silas Câmara, de outubro de 2019. A exposição se contrapõe à ideia de defasagem do projeto, sugerida por Salomon, por ter sido proposto em 2013.

O secretário também se posicionou quanto à inconveniência de retomar a discussão do projeto para tratar de sugestões trazidas agora, que não são objeto de consenso, vindo, portanto, atrasar a sua votação. “Isso traria enormes prejuízos para o país em um momento tão delicado como o atual, em que é preciso atrair investimentos e geração de empregos para ajudar a retomada da economia”, frisou.

No encerramento da reunião, o representante do governo apresentou, ainda, a proposta de que seja convidado o representante do Fórum do Gás, que congrega mais de 60 entidades representativas dos segmentos consumidores de gás, para apresentar também a sua visão do tema. A indicação foi aprovada e em breve uma nova reunião deverá ser marcada com o intuito deste novo debate.