Luciano Pimentel afirma que Sergipe irá despontar na cadeia produtiva de petróleo, gás e fertilizantes

Publiciado em 14/06/2022 as 19:14
Foto: Jadilson Simões/Alese

O deputado estadual Luciano Pimentel (Progressistas) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 14, para destacar a importância da assinatura do Protocolo de Intenções do Governo do Estado com a Petrobras e do contrato entre as Centrais Elétricas de Sergipe (Celse) e a rede Transportadora Associada de Gás (TAG) para interligação do Terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL). O parlamentar marcou presença nos eventos que aconteceram nessa segunda-feira, 13.

Para Luciano Pimentel, os acordos firmados representam novas oportunidades de crescimento para Sergipe e farão o estado despontar na cadeia produtiva de petróleo, gás e fertilizantes. "Saí desses eventos feliz e esperançoso com o futuro do nosso estado. Especialmente porque tive a oportunidade de conversar com o diretor-executivo de Refino e Gás Natural da Petrobras, Rodrigo Costa, e ele afirmou que nós ainda não temos a dimensão do que irá acontecer ao nosso estado a partir da prospecção do petróleo em águas profundas", destacou.

Segundo a Petrobras, o projeto Sergipe Águas Profundas contará com dois navios plataformas FPSO (floating, production, storage and offloading - navios com capacidade para processar e armazenar o petróleo, e prover a transferência do petróleo ou gás natural) e um gasoduto de escoamento com 128 km de extensão, sendo 100 km no mar e 28 km em terra. O gasoduto terá capacidade de escoar 18 milhões de m³ de gás natural por dia e somente o primeiro FPSO produzirá 120 mil barris de petróleo por dia.

"O gás produzido em Sergipe será capaz de abastecer São Paulo e o Rio de Janeiro. E nós sabemos que São Paulo é o estado mais industrializado do país, com maior consumo de energia e gás. Nós entraremos em um novo patamar de desenvolvimento. Nosso estado terá mais capacidade para atrair empresas na área de produção de vidro, fertilizantes e revestimentos", pontuou Luciano Pimentel.

De acordo com o deputado, é preciso que os sergipanos tenham conhecimento da magnitude desta política de desenvolvimento e atratividade de empresas que iniciou em Sergipe a partir da assinatura do Protocolo de Intenções. "Às vezes temos uma visão imediatista e esquecemos que nem tudo acontece de imediato, pois projetos desta proporção demandam tempo. São sementes plantadas para o futuro. Estamos preparando um novo Sergipe, um estado com maior potencial de geração de emprego e renda para nossa gente".

Por fim, Luciano Pimentel salientou o papel decisivo do governador Belivaldo Chagas neste novo capítulo na história de Sergipe. O parlamentar mencionou ainda a relevante contribuição do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico,  José Augusto Carvalho, e do superintendente executivo desta pasta, Marcelo Menezes, no processo entre a Celse e a TAG.

"Quero parabenizar o governador Belivaldo Chagas que buscou, de forma incansável, o equilíbrio das contas públicas e recuperou a credibilidade do nosso estado. Prova disso é que os grandes empresários presentes no evento valorizaram o trabalho do Governo de Sergipe, afirmando que gostariam que o Brasil tivesse mais governadores firmes de propósito como Belivaldo Chagas, um governador que realiza o que se compromete a fazer", frisou.

O parlamentar também enalteceu a atuação do deputado federal Laércio Oliveira, que foi relator da Lei do Gás. "Não poderia deixar de parabenizar também Laércio Oliveira que atuou com firmeza e lutou bravamente pelos interesses dos sergipanos na relatoria da Nova Lei do Gás. Graças ao trabalho dele na Câmara Federal, as futuras gerações terão dias melhores", concluiu Pimentel.

 

Assessoria Parlamentar