Enem: Chegou a hora de desacelerar

Publiciado em 03/11/2018 as 10:00


Às vésperas do primeiro dia de prova, a rotina de grande parte dos candidatos que realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) continua sendo de muito estudo, apesar de professores alertarem que esse não é o momento de aprofundar os assuntos e que é preciso desacelerar. Acompanhamos nos últimos dias o cotidiano de quatro feras nessa reta final e apenas um deles seguia a recomendação dos mestres.

Samara Mayane, 17, quer cursar psicologia. Ela já fez a prova do Enem durante o ensino médiopara testar os conhecimentos e adotou uma exaustiva rotina de estudos desde que começou a fazer o preparatório, no início deste ano. “Faço cursinho no período da manhã e nos demais horários estudo um pouco de cada assunto em casa”, contou. Mesmo na reta final, ela não consegue relaxar e continua revisando os principais conteúdos que serão abordados no exame. “Também reviso os assuntos que tenho mais dificuldade, como álgebra e orgânica. E para memorizar esses assuntos, eu uso marcadores e mapas mentais”.

Samara contou ainda que tamanha dedicação aos estudos fez com que ela deixasse de lado os momentos de lazer com amigos e familiares. “Essa rotina é bastante cansativa, porque passo o dia inteiro me dedicado ao Enem, mas sei que isso é necessário para atingir o meu objetivo, que é conseguir uma vaga”, afirma.

Assim como Samara, Gabriel Medeiros Rocha, 18, que pretende cursar medicina, não faz outra coisa a não ser estudar para as provas. Além do cursinho, ele também se prepara em casa. “Eu acordo cedo para ir ao curso e tento tirar todas as minhas dúvidas com os professores de lá. À tarde, quando estou em casa, reviso os conteúdos em um caderno elaborado por mim, que contém a síntese dos assuntos mais recorrentes no Enem”. 

Além de estudar pelo caderno, Gabriel também responde questões abordadas nas edições anteriores do exame. Ainda segundo ele, isso ajuda a testar os conhecimentos e perceber o tempo gasto com as questões. “Eu sei que dei o meu máximo, estudei bastante e acredito que tenho potencial para passar, mesmo sabendo que o Enem não cobra apenas conhecimento, mas também resistência, por ser uma prova bastante cansativa”, lamentou.

Diferentemente de Samara e Gabriel, Paulo Henrique Silva, 18, tem descansado e evitado estudar em excesso. “Minha rotina tem sido bem tranquila. Estou dormindo mais tempo para ter o melhor desempenho possível durante a prova”. Em casa, ele revisa os assuntos abordados no cursinho preparatório e também assiste videoaulas. “Eu tenho dificuldades em compreender os assuntos de álgebra, trigonometria e circuitos elétricos, mas tenho apenas revisado esses conteúdos pela apostila”. 

Mesmo estando mais tranquilo em relação aos conteúdos, Paulo contou que se sente ansioso por se cobrar bastante. “Minha meta é passar este ano. Esses últimos dias têm sido difíceis, porque a prova já está chegando e fico pensando que tenho que passar de qualquer forma”, contou.

De acordo com a professora de linguagens Carla Tenório, estudar excessivamente às vésperas da prova não vai fazer o candidato aprender os conteúdos. “Esse é o momento de revisar e tirar dúvidas. Tentar aprender conteúdos novos a essa altura pode aumentar ainda mais o estresse e cansaço. Para realizar uma boa prova é necessário relaxar e ter uma boa noite de sono”, aconselhou.