Sete opções de cursos superiores de curta duração

Publiciado em 23/02/2019 as 07:27


Os cursos superiores de curta duração são uma alternativa para quem tem interesse em terminar a faculdade mais rápido. A graduaçãotecnológica é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como um curso de nível superior que capacita profissionais para exercerem funções específicas no mercado de trabalho. 

Devido ao diploma de nível superior, o tecnólogo pode fazer pós-graduação ou até mesmo optar pelo mestrado e doutorado. No entanto, antes de optar por essa modalidade é importante conhecer as diferenças entre o bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Confira logo abaixo uma lista dos cursos superiores de curta duração:

Estética e Cosmética
Estética e Cosmética é um dos cursos tecnólogos da área de saúde. A graduaçãoconta com um mercado de trabalho em grande expansão e possibilita que os profissionais possam exercer a profissão em clínicas, SPAs, Centros de Estética, entre outros. A graduação em Estética e Cosmética está disponível nas modalidades presencial e a distância. 


Design de Moda
O tecnólogo em Design de Moda é uma formação superior que prepara profissionais para criar e desenvolver produtos relacionados a indústria da moda. Além da segurança e comodidade, o designer se preocupa com os aspectos estéticos, culturais e simbólicos dos produtos. Com essa formação é possível atuar em ateliês, confecções, escritórios de design, empreendimentos próprios, etc.

Gestão da Produção Industrial
Planejar, supervisionar e aplicar processos de produção na área industrial fazem parte da rotina do profissional formado no curso de Gestão da Produção Industrial. O tecnólogo também planeja a logística e movimentação dos produtos, auxilia na seleção das matérias-primas e na gestão e controle da qualidade dos processos.

Gestão Comercial
O curso de Gestão Comercial tem sido apontado como uma das formações que se destacam nomercado profissional. O tecnólogo capacita os estudantes para atuar com vendas, estudos financeiros e tributários e análises comerciais, considerando as demandas e especificidades do mercado.

Logística 
A graduação em Logística tem duração média de dois anos. Ao longo desse período o estudante tem acesso a conhecimentos diversos que possibilitam a sua formação para gerenciar operações e serviços logísticos em distribuidoras, empresas de encomendas, portos, aeroportos, etc. O profissional está envolvido com elaboração e fiscalização de documentos, emissão de pareceres e supervisão do recebimento, armazenamento e transporte de mercadorias.

Secretariado
O curso de Secretariado é um tecnólogo que capacita profissionais para assessorar executivos, diretores e equipes de trabalho. Oprofissional é responsável pela otimização dos processos a fim de melhorar o andamento das tarefas. Eventos, protocolos, viagens, reuniões, redação de textos e gerenciamento de informações fazem parte da rotina da profissão.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas 
Em um curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas o estudante desenvolve habilidades para trabalhar com sistemas computacionais de informação. Com essa formação o profissionalpoderá desenvolver softwares que atendam as demandas do mercado e das empresas. A graduação possui duração média de dois anos