Candidatos que farão o Encceja se preparam através dos Simulados Online da Seduc

Publiciado em 19/07/2019 as 13:38

A Secretaria do Estado da Educação, do Estado e da Cultura (Seduc), por meio do Serviço de Educação de Jovens e Adultos (SEJA), disponibiliza todas as sextas-feiras em seu portal o Simulado Online. A primeira edição foi lançada no mês de junho e, semanalmente, qualquer pessoa pode utilizar o material para estudar. Nesta sexta-feira (19), mais duas provas contendo questões para o Encceja estão disponível no site da Seduc. 

Cada edição contém questões referentes a uma área específica do conhecimento para os níveis fundamental e médio, a saber: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. 

São 30 questões para cada nível, devidamente comentadas por professores da rede pública estadual. Todas as sextas-feiras são lançados novos simulados no portal, que estarão disponíveis até o dia 25 de agosto, quando ocorrerá a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). “É um preparatório para os alunos da rede estadual e também para os cidadãos que não têm tempo para cursar uma modalidade regular ou EJA, mas que podem utilizar esse material para os seus estudos em casa”, explicou Vlademir Silva Santos, chefe do Serviço de Educação de Jovens e Adultos (Seja).

Simulado como fonte de estudos

O Simulado Online da Seduc tem sido uma importante fonte de estudos para quem está se preparando para o Encceja. É o caso de Mércia Silva de Oliveira. Com 27 anos, ela está cursando atualmente o 8º ano do ensino fundamental, e sonha em terminar logo os estudos para seguir a carreira de Enfermagem. “Soube do simulado por meio de uma colega e vejo nele um grande incentivo. Encontrei no Encceja uma maneira de adiantar meus estudos. Espero conseguir logo terminar para que, no próximo ano, eu possa investir nos estudos na área de Enfermagem. Com o Simulado Online encontrei algumas dificuldades, pois tentei responder questões do ensino médio que eu ainda não estudei. Mas estou encarando como um grande desafio que preciso vencer, para poder concluir os meus estudos”, disse.

Quem também está se preparando pelo Simulado Online é Simone dos Santos, de 30 anos. Ela conta que está, há bastante tempo, sem estudar, e que tem usado o Simulado Online como forma de retomar aos estudos. “Estou há dez anos sem estudar e me arrependo muito. Preciso muito terminar os estudos, pois sem isso não somos nada. O comércio exige muito. O Encceja é uma oportunidade de concluir o ensino médio e fazer uma faculdade. Já o Simulado Online tem me ajudado muito a aprender como resolver as questões, eliminar as alternativas erradas. Estou amando e muitas colegas minhas também estão fazendo”, declarou.

Simulados

19/07/2019

Ensino Fundamental:
https://forms.gle/E6WcutN59yQWQLPo8

Ensino Médio:
https://forms.gle/U35K46vxMXQL8k7y7

 

12/07/2019

Ensino Fundamental:
https://forms.gle/ronnTJ5wGUy8HRLS8
 

Ensino Médio:
https://forms.gle/iHgvW4KejJ59zPfB7

 

05/ 07/ 2019

Ensino Fundamental:
https://forms.gle/1XMaPtJvR53nBXo47

Ensino Médio:
https://forms.gle/UX1NeGxjHVxPyWEQ9

 

28/06/2019

Ensino fundamental:
https://forms.gle/NE97NoGXkUEF7txM7

Ensino médio:
https://forms.gle/AvxLweTnHEKCC2RQ8

 

21/ 06 / 2019

Ensino fundamental:
https://bit.ly/2KxThgu

Ensino médio:
https://bit.ly/2Y5bwwO

 

Da ASN