Socioeducandos da Fundação Renascer participam de cursos do Projeto Reciclatec

Publiciado em 22/10/2019 as 08:35

Os adolescentes da Casa São Francisco de Assis (CASE I), unidade socioeducativa administrada pela Fundação Renascer, participaram da 4° edição do projeto Reciclatec, que abrange cursos de qualificação profissional voltados para a sua inclusão no mercado de trabalho. Os cursos de informática básica, manutenção de computador, letramento, meio ambiente e aulas sobre princípios fundamentais de ética e cidadania foram ofertados pela Biblioteca Pública Epifânio Dória. Com duração de 3 meses, o projeto também conta com a parceria do Ministério Público Estadual e trabalha com os temas presentes na agenda de 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que visa à inserção dos jovens no mercado profissional, com ações voltadas para educação, meio ambiente e ecologia.

Segundo o coordenador de projetos da Biblioteca, Gilvan José, o curso tem importância imprescindível na vida profissional desses garotos. “A primeira importância é ter no currículo um curso profissionalizante. Outro quesito é o conhecimento que eles vão adquirir no universo da informática, que é um grande diferencial para entrar no mercado de trabalho. Além disso, eles vão aprender um pouco sobre os princípios fundamentais da ética e cidadania, que os ajudarão nas próximas etapas de suas vidas”, explicou o coordenador.

O adolescente C.S, de 17 anos, destaca que o projeto Reciclatec significa uma grande oportunidade, que surge como um sinal de esperança para o seu futuro. "O curso de informática, do qual faço parte, tem como objetivo me colocar à disposição do mercado de trabalho assim que eu sair da unidade. Antes eu nunca tive essa oportunidade. O governo de Sergipe vem proporcionando essas ações para nós, que estamos passando por um período de ressocialização, e sou muito grato por tudo isso", afirmou.

As aulas serão realizadas três vezes por semana, totalizando uma carga horária de 6h semanais, sendo 4h para a aula de informática e 2h para as demais. De acordo com a coordenadora técnica da unidade, Carla Vanessa, o projeto também amplia o repertório interdisciplinar dos adolescentes. “Esse projeto, firmado com a biblioteca, é de suma importância para os nossos garotos. Aqui, eles serão instruídos com as ferramentas de várias áreas. Portanto, posso ressaltar que ao retornarem ao convívio social, eles estarão aptos a enfrentar o mercado de trabalho”, disse.

O Reciclatec também acontecerá no Cenam, Casem e Usip, cujas equipes diretivas já se reuniram com a equipe do projeto para viabilizar o início dos cursos. Participaram da atividade no CASE I, o diretor Antônio Milton; a coordenadora técnica do projeto, Carla Vanessa; o coordenador de projetos da biblioteca, Gilvan José; e a promotora de Justiça do Ministério Público Estadual, Maria Lilian Mendes.

Da ASN