Eixo temático da Redação do Enem foi trabalhado com os alunos no Pré-Universitário do Governo de Sergipe

Publiciado em 04/11/2019 as 17:10

A prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) trouxe como tema em 2019 “Democratização do acesso ao cinema no Brasil". O assunto foi uma surpresa para quase todos os candidatos, mas os estudantes dos polos do Curso Pré-Universitário da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura e das escolas estaduais do ensino médio tiveram uma boa preparação e trabalharam os temas ligados à cultura durante o período de estudo.

De acordo com a articuladora de Redação do Pré-Uni, professora Naiane França, durante o ano, os professores tentam apostar em algumas temáticas que poderão ser exploradas na prova do Enem.

Ela conta que os alunos do Pré-Universitário receberam cadernos pedagógicos para as aulas, e o caderno intitulado “Thétis Nunes”, que traz orientações para a prova de Redação, contém diversas propostas temáticas. “Este ano foi mais difícil, diante do contexto sociopolítico que estamos vivendo, mas fomos surpreendidos com o tema, que tem grande relevância cultural e social, mesmo assim ele foi trabalhado na proposta de redação de número 13 do Caderno Thétis Nunes, cuja temática foi “Acesso à cultura na sociedade brasileira”. É um eixo temático bem próximo ao que foi pedido no Enem, só que um pouco mais amplo”, explicou.

Ainda de acordo com a professora Naiane França, durante as aulas, os estudantes receberam todas as orientações para fazerem uma boa prova de Redação, como a identificação de palavras-chave, observação e leitura cuidadosa dos textos-base, observância dos parágrafos. “Com tudo isso, nós estamos confiantes e acreditamos que teremos bons resultados”, afirmou.

A diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Eliane Passos, comemorou a preparação que os alunos tiveram. “É claro que não tínhamos como imaginar qual seria o assunto da Redação. Mas a gente trabalhou de forma mais ampla, porque em qualquer área da cultura que fosse abordada, o aluno estaria preparado. Nós estamos muito felizes hoje, os professores estão comemorando, porque o tema, de alguma forma, foi trabalhado. Nós demos todos os subsídios aos alunos para que pudessem se debruçar sobre o assunto pedido no Enem”, declarou.

A professora de Redação Daniela Santos ensina nos polos dos centros de excelência Atheneu Sergipense e Professor João Costa. Ela afirma que independentemente de se trabalhar ou não a temática, o aluno bem preparado tem condições de fazer um bom texto. “Como meu objetivo sempre foi ensinar para qualquer tema, acredito que os alunos estavam preparados sim. O estudante que sabe a técnica para escrever um texto dissertativo-argumentativo, alinhado às competências avaliadas no Enem, consegue produzir sobre qualquer tema”, afirmou.

Da ASN