Centro de Excelência Atheneu Sergipense estabelece nova rotina pedagógica e administrativa

Publiciado em 26/03/2020 as 09:28

Trabalhar em casa tem sido uma das alternativas adotadas por muitos profissionais que precisam seguir com suas atividades em tempos de quarentena. É como acontece com a equipe do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, unidade que oferta o ensino médio em tempo integral, em Aracaju, cujas ações são destinadas aos 961 alunos matriculados no ano letivo 2020. Podcasts, Google for Education, além dos grupos de WhatsApp são algumas das ferramentas utilizadas pelos professores e corpo diretivo da unidade após a suspensão das aulas, devido aos efeitos de enfrentamento ao coronavírus (Covid-19).

De acordo com o gestor do Atheneu, professor Daniel Lemos, as medidas adotadas sempre fizeram parte do cotidiano escolar, mas agora, elas acontecem de uma forma mais ativa por conta da suspensão das aulas. Ele explica que apesar dos desafios, a gestão da escola, que recebe todo o apoio estratégico da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), no que diz respeito ao pedagógico e administrativo, tem trabalhado para que o aluno possa ter acesso ao conhecimento, mesmo nesse momento de crise que vive o país.

Para dirimir assuntos de cunho administrativo, pedagógico e financeiro, a equipe se reúne, de forma virtual, em aplicativos que são permitidos fazer conferências por vídeo com uma ou mais pessoas - até 25 participantes.

Sobre o direcionamento de conteúdo didático, os professores do Atheneu Sergipense estão utilizando plataformas como o WhatsApp e o Google for Education. No aplicativo de mensagens, por meio dos grupos administrados pelos líderes de sala, o conteúdo, avisos e material de reforço são compartilhados diariamente. Além de mensagens de texto, os usuários podem enviar imagens, vídeos e documentos em PDF.

Já no Google for Education, que reúne um conjunto de ferramentas desenvolvidas para que professores e alunos aprendam e inovem juntos, o corpo docente utiliza o Glassroom que permite o gerenciamento das atividades que são atribuídas aos estudantes. Com ele, os professores podem criar turmas, distribuir tarefas, dar notas, enviar feedbacks e ver tudo em um único lugar.

O Podcast também é uma novidade nas ações do Centro de Excelência Atheneu Sergipense. Com a Rádio Atheneu, a comunidade escolar poderá esclarecer dúvidas de todas a vertentes acadêmicas, bem como informações sobre a escola e assuntos de conhecimento geral. No episódio de estreia, o professor Daniel Lemos fala sobre o desafio da Educação em tempo integral no período de quarentena.

Durante o bate-papo, ainda foi discutido o uso de tecnologia no processo de ensino- aprendizagem em tempos de isolamento social e o papel central da tutoria nesse momento. Confira o Podcast 'Rádio Atheneu' -https://open.spotify.com/episode/5N0kzzOL30gmr5jXzJsVG9?si=k4FwCu_WSI6C1GVt-ngA3w

Da Ascom/SEDUC