Educação promove programação especial para lembrar Semana da Consciência Negra em Lagarto

Publiciado em 19/11/2020 as 19:01

Com o tema "Vidas Negras Importam: Por que ainda precisamos afirmar o óbvio?", o Colégio Estadual Sílvio Romero, situado em Lagarto, vem promovendo uma série de atividades para lembrar a Semana da Consciência Negra, desde o dia 16, estendendo-se até o dia 20 de novembro. Com ações concentradas no modo online, a comunidade escolar participa da produção de vídeos, jogral, apresentações artísticas, além de lives e publicações temáticas nas redes sociais.

Para tanto, a organização disponibilizou temas e tarefas para serem realizadas a cada dia da semana, com a ajuda e orientação dos professores responsáveis por cada turma. As ações para o projeto foram ainda programadas e executadas durante os meses de outubro e novembro e apenas exibidas na semana de 16 a 20 de novembro, por meio do Instagram da escola: @c.e.silvioromero.

A gestora da unidade, professora Maria Tamires Ribeiro dos Santos, conta que o Projeto Consciência Negra acontece há alguns anos no Silvio Romero, mas, devido à pandemia, foi preciso se reinventar e levar as ações para as redes sociais. Ela afirma que a iniciativa é muito importante para a formação dos estudantes, estimulando-os ao respeito e à quebra do preconceito. Portanto, “valorizamos esse projeto porque é algo que a gente vem buscando: a representatividade em todos os segmentos”.

O professor Hudson Carlos, que leciona a disciplina de Geografia, reafirma a contribuição do projeto para a mudança de paradigma na escola. “A iniciativa nasce justamente no sentido de criar um ambiente dialógico para que os alunos possam, a partir de uma leitura científica, discussão e construção coletiva, vislumbrar e perceber quais são as origens dessa discriminação, e também repensar atitudes para que possam ser pessoas melhores, reivindicar seus direitos e buscar ocupar seus lugares de destaque na nossa sociedade”.

Nesta sexta-feira, 20, dia da Consciência Negra, o projeto realiza a live "Por que ainda é tão importante dizer que vidas negras importam?", via canal do YouTube, às 10h. O encontro virtual contará com a participação da professora Gina Ponte de Albuquerque, da rede pública do Distrito Federal (DF), a qual tem mestrado em Linguística, especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar e em EaD, e é autora do projeto Mulheres Inspiradoras. Além da participação do professor de História do Sílvio Romero, Ricardo André de Souza, e da coordenadora pedagógica, professora Tirzah Costa.

 

 

 

Da ASN