Secretaria de Estado da Educação realiza encontro formativo para fortalecer equipes de acompanhamento pedagógico

Publiciado em 23/11/2020 as 15:42

A Secretaria de Estado, da Educação, do Esporte da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Educação (DED), com ação coordenada pelo Núcleo de Acompanhamento Pedagógico (NAP), realizou na sexta-feira (19), de forma remota, um encontro formativo direcionado aos técnicos das Diretorias Regionais de Educação (DREs), a fim de fortalecer e apoiar as equipes que realizam o acompanhamento das escolas. 

De acordo com a diretora do DED, professora Ana Lúcia Lima Muricy, a formação visa ainda auxiliar os profissionais da educação no processo de replanejamento das ações pedagógicas. “O encontro formativo faz parte da agenda da Seduc para apoiar os professores com o planejamento das aulas nesse novo cenário, em uma organização que reúne espaços e tempos escolares diversos, por meio das Atividades Presenciais - conforme retomada - , Atividades Não Presenciais e possibilidades do Ensino Híbrido. Entendemos o desafio que será no sentido de engajar os estudantes e planejar aulas para garantir a participação de todos”, disse.

A pauta de formação foi dividida em dois momentos com atividades práticas demandadas pelas unidades de ensino e pelas regionais. A coordenadora do NAP, professora Josevânia Fonseca, detalha que as equipes puderam dirimir dúvidas referentes à operacionalização das diretrizes pedagógicas para o retorno gradual às aulas presenciais e também sobre as adaptações feitas no Diário Eletrônico de Classe.

“Contamos com a parceria do professor Erbson Rodrigues, assessor do gabinete do DED, e com Saymon Menezes, gerente de Treinamento e Assistência ao Sistema (Getas/Codin), para essa pauta. No segundo momento foi realizada uma atividade prática de Planejamento de aula, considerando as habilidades priorizadas em documento disponibilizado pela Seduc para dar suporte aos professores”, informou Josevânia Fonseca.

O encontro contou com a presença de 65 participantes, entre eles os coordenadores pedagógicos e técnicos do Acompanhamento Pedagógico das diretorias de educação, e dos assessores representantes dos Serviços e Núcleos do DED. Para Sheila Cristiane Vilanova Leite, a formação foi bastante esclarecedora. “O encontro de hoje foi muito bom; prático, objetivo e trouxe temáticas importantes que vão nos ajudar a responder aos questionamentos das equipes gestoras das escolas e dos professores”, concluiu.

 

 

 

Da ASN