Capacitação para determinação de morte encefálica acontece na Unit

Publiciado em 30/09/2021 as 06:42

Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Universidade Tiradentes (Unit) sediou nesta terça-feira, 28, um curso para determinação de morte encefálica. Cerca de 15 médicos vinculados à secretaria foram capacitados no laboratório de Simulação Realística da Unit. Essa é uma das ações que acontecem durante o Setembro Verde no Brasil.

 A coordenadora de planejamento acadêmico dos cursos de Medicina (Aracaju e Estância), Wanessa Lordêlo, fala sobre o curso. “Essa ação é para a determinação da morte encefálica, uma condição determinante para o processo de doação de órgãos. Serão utilizados recursos audiovisuais, uma sala com datashow, computador, tela de projeção e o espaço principal para essa ação acontecer é nosso laboratório de simulação realística. Um grande diferencial da Unit”, explicou.

Lordêlo disse ainda que a Unit está envolvida com ações voltadas tanto para alunos quanto para profissionais e a prestação de serviço à comunidade. “Essa é uma preocupação da Unit: trazer o que há de mais moderno em tecnologia para a formação dos profissionais de Saúde, pois eles acabam sendo treinados dentro dos nossos laboratórios em simulações realísticas de alta performance, antes de atuarem diretamente com os pacientes”, explica.

 A representante da Secretaria de Estado da Saúde, Talita Teixeira, fala sobre a importância da capacitação e o apoio da Unit. “Constantemente saem resoluções e técnicas novas. Por isso, o profissional precisa se aperfeiçoar sempre. Então, são feitos esses cursos de aprimoramento. Na secretaria, fazemos os termos de estágio curriculares e não curriculares com os alunos da Unit e a forma da Unit nos ajudar é cedendo o espaço para que nossos profissionais sejam capacitados”, disse.

 Setembro Verde

Para determinar a morte encefálica de um paciente, o médico precisa realizar exames clínicos e testes complementares que comprovem essa condição. Depois da declaração, os familiares do paciente poderão decidir a possibilidade de doar os órgãos do paciente.

 A situação envolve mais do que uma simples decisão, e foi por isso que o Dia Nacional da Doação de Órgãos foi instituído. A data alusiva é 27 de setembro e incentiva o ato solidário da doação.

 Em Sergipe, cerca de 990 pessoas esperam para receber algum órgão. Os mais aguardados são os transplantes de córnea e rim. Os dados são da Central Estadual de Transplantes de Sergipe.

 Por isso, o médico responsável pelo paciente precisa de capacitação baseada nas resoluções atuais, técnicas médicas e normas.

 Laboratório de Simulação Realística

A única instituição do Estado que oferece capacitação em laboratório de simulação realística é a Unit. “Esse é um laboratório montado com simuladores de alta performance, dos mais modernos que existem em tecnologia. Assim, criamos ambientes com atividades de atendimento em unidades de terapia intensiva, unidades de enfermaria e demais situações clínicas. Estamos formando um profissional muito mais qualificado para o mercado de trabalho e com certeza ele terá muito mais oportunidades assim que se formar”, concluiu a coordenadora Wanessa Lordêlo.

 

 

Assessoria de Imprensa | Unit