Educação a Distância e a democratização do acesso ao ensino superior

Publiciado em 13/05/2022 as 12:10

É notório o quanto o Ensino a Distância (EAD) revolucionou a educação no Brasil. Hoje as pessoas encontram na modalidade uma oportunidade perfeita de ascensão profissional. Um mundo de possibilidades foi criado com a chegada da Internet. Por exemplo: as pessoas que precisavam escolher entre trabalhar ou estudar, hoje podem fazer os dois graças ao EAD e a democratização do ensino superior. 

A coordenadora do polo EAD da Universidade Tiradentes (Unit) em Vitória da Conquista (BA), Maria Pereira, aponta que esse modelo de ensino surgiu para facilitar a vida daqueles que sonham em concluir o ensino superior. 

“A maioria dos alunos que optam por cursos EAD são pessoas que estão inseridas no mercado de trabalho e não dispunham de tempo para frequentarem aulas presenciais nas Universidades, e, com a metodologia de ensino EAD o aluno tem a possibilidade de fazer seu cronograma de estudos de modo assertivo e assim, cursar o Ensino Superior. Outra coisa que contribui para esse ingresso é a oferta de cursos com valores mais acessíveis que os presenciais”, afirma. 

Maria acredita também que o digital é a essência do desenvolvimento acadêmico dos alunos. “A tecnologia nos dias atuais é essencial! E, para a modalidade EAD, tem contribuído significativamente na democratização da educação, chegando em locais que outrora sem ela (tecnologia) não seria possível”, afirma. 

Quando qualquer um pode estudar é que a democratização do ensino acontece. É aqui que o EAD contribui diretamente para isso, uma vez que o modelo de ensino oferece aulas virtuais e uma estrutura que depende, grande parte do tempo, de conexão com a internet e o senso de responsabilidade e disciplina do aluno. No EAD existe um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde existe a troca de informação, participação de fóruns de discussão e, ainda, espaço para tirar dúvidas sobre a disciplina com o professor-tutor responsável.

O EAD também possui outras vantagens: um excelente custo-benefício e facilitação do acesso ao ensino superior. No ensino tradicional existem muitas despesas relacionadas ao deslocamento até a Universidade e infraestrutura que, naturalmente, geram custos. No modelo EAD o discente não precisa se preocupar com nada disso. Pelo contrário: o estudante que escolher o EAD pode contar com mensalidades acessíveis e flexibilidade geográfica e temporal sem abrir mão da mesma qualidade de ensino.

Quem escolhe ensino a distância é beneficiado também com acesso a recursos como infográficos interativos, gamificação, e-books e vídeos, tornando a experiência ainda mais enriquecedora e ajudando no desenvolvimento pessoal e profissional.

Mesmo que o estudante seja protagonista do próprio aprendizado no EAD, ele não está sozinho, pois conta com uma rede de profissionais que estão disponíveis para auxiliar em qualquer dúvida, prestando apoio pedagógico nos polos presenciais da Unit.

Asscom Unit