Mestrado e doutorado podem aumentar salários de profissionais

Publiciado em 28/06/2022 as 16:50

Profissionais que investem em uma pós-graduação podem ter salários mais de 50% maiores do que os demais que não fizeram investimentos em qualificação. Em diferentes áreas, cursar um mestrado e/ou doutorado é um diferencial para quem busca uma melhor colocação no mercado de trabalho, mas é preciso ficar de olho no conceito do curso, conforme os critérios avaliativos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

 

A avaliação dos cursos é realizada uma vez a cada três anos e gera notas, que vão de 1 a 7. As notas (ou conceitos) 1 e 2 implicam o descredenciamento do curso e as notas 3 a 5 valem regular, bom e muito bom, respectivamente. Em Sergipe, a Universidade Tiradentes possui cinco programas de mestrado e doutorado recomendados pela Capes com conceito 5, ou seja, muito bons. Apenas o curso mais recente, o doutorado em Direito, possui nota 4, sendo enquadrado como bom.

 

A instituição é a única universidade do Estado com doutorado em Direito. O programa está estruturado a partir de uma área de concentração: Direitos Humanos. São duas linhas de pesquisa: 1) Direitos Humanos na Sociedade e 2) Direitos Humanos, Novas Tecnologias e Desenvolvimento Sustentável; e atualmente, conta com seis projetos de pesquisa voltados para segurança pública, gênero, acesso à justiça, Fraternidade, meio ambiente e sustentabilidade, entre outros.

 

“O PPGD começou atendendo uma demanda reprimida, principalmente em nossa região e, por isso, vem cumprindo importante papel não somente no âmbito acadêmico, mas também no campo social e jurídico. Por meio de projetos de pesquisa financiados pela Fapitec, Capes e CNPq, tem formado pesquisadores, com isso há uma contribuição significativa no campo da avaliação de políticas públicas, o que reforça a vocação para uma inserção local e regional comprometida com a promoção dos direitos humanos”, diz a coordenadora do programa, doutora Grasielle Borges Vieira de Carvalho.

 

Saúde e Ambiente

A responsabilidade social e o desenvolvimento regional também têm sido premissas dos trabalhos desenvolvidos no programa de pós-graduação em Saúde e Ambiente. Trata-se de um programa de pós-graduação interdisciplinar, o que atrai alunos com graduação diversificada, incluindo enfermeiros, médicos, biomédicos, nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos, advogados, pedagogos, engenheiros de pesca, engenheiros ambientais, historiadores, fonoaudiólogos e farmacêuticos, entre outros. 

 

“Há projetos de pesquisa e extensão associados a políticas públicas em parceria com secretarias estaduais e municipais das áreas de saúde e de ambiente, por exemplo, o mapeamento de doenças negligenciadas em municípios de Sergipe e campanhas de atenção e promoção da saúde da mulher; campanhas ambientais, projetos de popularização da ciência e colaborações nacionais e internacionais para melhor compreender temas como o tráfico humano e o fluxo migratório humano”, explica a coordenadora do programa, doutora Margarete Zanardo Gomes.

 

Além disso, os docentes do programa contam com parcerias nacionais e internacionais em projetos de pesquisa e os estudantes podem realizar intercâmbios científicos em importantes centros de ensino e pesquisa no país e no exterior. Há, inclusive, uma modalidade de bolsa de estudos para doutorado sanduíche. 

 

Bolsas

“Há uma Comissão de Bolsas que faz o exame de solicitações dos candidatos, a seleção e o acompanhamento dos bolsistas. Para participar, o candidato deve ter disponibilidade para dedicar-se de forma integral e exclusiva às atividades do mestrado e/ou doutorado, ou seja, não deve possuir vínculo empregatício. Há critérios de avaliação do desempenho acadêmico para a seleção dos bolsistas, incluindo-se, dentre outros, sua classificação no processo seletivo para ingresso aos cursos de mestrado e doutorado”, explica.

 

Laboratórios

Diversas atividades dos programas de pós-graduação stricto sensu são realizadas em parceria com o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), que provê laboratórios e ampla infraestrutura para pesquisa. 

 

“Quando um aluno opta por fazer um mestrado ou doutorado, ele envereda-se pelo campo da investigação científica, na busca de respostas para problemas de alta complexidade, permitindo que empresas, sistemas de saúde, conhecimento jurídico e educacional valham-se dessas informações para melhoria dos seus processos. Apropria-se portanto, de conhecimento de elevado nível, que nos conduzirá desde a vida acadêmica, consultoria e atuação em empresas, incluindo a docência no ensino superior”, justifica o coordenador da Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Tiradentes (Unit), Dr. Álvaro Silva Lima.

 

Inscrições

Até o dia 4 de julho, os programas de pós-graduação em Saúde e Ambiente, Engenharia de Processos, Biotecnologia Industrial, Direito e Educação estão com inscrições abertas para o segundo semestre de 2022. São mais de 100 vagas em cinco programas, com possibilidade de bolsas de acordo com a classificação no processo seletivo, oferta e requisitos dos órgãos de fomento.



Asscom Unit