Paulo Câmara afirma que folião pode ir tranquilo ao Galo da Madrugada

Publiciado em 25/02/2017 as 18:19

O governador Paulo Câmara negou que haja redução de efetivo da Polícia Militar na manhã deste sábado (25), dia do Galo da Madrugada, maior bloco do mundo. Ele conversou com a imprensa por volta das 8h na sede da Ciosac.

"Hoje, só no Galo, temos mais de 4 mil policiais. Os lançamentos foram feitos, está tudo bem planejado. Estamos com mais lançamentos que nos anos anteriores, é um reforço a mais na busca de trazer mais tranquilidade ao folião no seu ir e vir", afirmou. Questionado sobre o boato de ter menos policiamento, ele afirmou: "Não procede porque tem mais policiamento do que no ano passado. O clima é de total
normalidade".

O governador contou que participou de uma reunião de trabalho logo cedo, informou que as câmeras estão funcionando e as equipes todas estão a postos. São cerca de 500 câmeras incluindo a área central do Recife e Olinda. "Ontem tivemos uma abertura dentro da normalidade, sem maiores transtornos nos polos carnavalescos, e hoje vai ser a mesma coisa. A polícia e os bombeiros estão nas ruas, a população pode vir ao Galo da Madrugada, que vai encontrar uma bonita festa", defendeu.

Gioia rebate

"Observem como o Carnaval está ocorrendo em vez de dar atenção a vídeos que viralizam e, na maioria das vezes, não representam a realidade. A melhor resposta sobre o que é o Carnaval de Pernambuco e como a Polícia está trabalhando é o que a gente assiste na cidade. Carnaval de alto nível, seguro, e não será diferente hoje nem nos próximos dias", disse.

Gioia assegura que não há adesão a movimento algum. "Temos normativos próprios e nossos policiais sabem da responsabilidade que têm com a população e do risco que seria tentar uma aventura desse tipo", ponderou.

"Temos o lançamento normal da nossa tropa e o monitoramento já é feito há alguns dias, o planejamento está sendo executado dentro do padrão. Estive nas ruas, conversei com os policiais nos postos de trabalho, tudo dentro da mais perfeita normalidade", afirmou o secretário de Defesa Social, Ângelo Gioia.

Gioia rebateu as críticas ao seu trabalho feitas durante os protestos de associações policiais nos últimos dias. "Eu recebo a crítica de uma maneira democrática, respeito a opinião. Mas estamos em polos diametralmente opostos. Estou agindo dentro da legalidade e compromissado com a população. Eles não estão compromissados nem com a população nem com as forças de segurança. Nunca estiveram. Alguns deles estavam fora de atividade policial há pelo menos uma década", declarou.

Questionado sobre o protesto ocorrido na noite de sexta (24), o secretário assegurou que não houve ação truculenta para barrar movimento dos policiais. "O que se procurou foi preservar o direito de ir e vir da população. O direito de um grupo, de uma categoria, não pode se sobrepor ao interesse da maioria", explicou.

Medidas judiciais

Segundo Gioia a Procuradoria Geral do Estado e a Corregedoria irão analisar se houve transgressão disciplinar ou de ordem criminal para tomar as medidas legais cabíveis. "Não tenho notícia de dano patrimonial", afirmou.

 

Fonte: Folha de Pernambuco