Órgãos da Prefeitura alinham ações para análise conjunta de solicitações de eventos

Publiciado em 17/01/2020 as 17:52

Em reunião de trabalho realizada nesta sexta-feira, 17, representantes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT) alinharam ações de atuação para a liberação dos bloquinhos carnavalescos da capital.

De acordo com o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, até o momento, a empresa já recebeu mais de 40 pedidos de liberação, tanto para eventos fixos, como para os que acontecem em formato de cortejo. Desta forma, explica ele, a atuação dos órgãos municipais é essencial para que esses tipos de manifestações culturais sejam realizadas de forma segura e organizada e previnam impactos negativos à população.

“A Prefeitura de Aracaju tem compromisso com a manutenção do bem-estar das pessoas. Por isso, estamos avaliando, junto com os demais órgãos envolvidos, como a SMTT, Sema [Secretaria do Meio Ambiente] e Guarda Municipal, o uso dos espaços públicos para evitar transtornos aos aracajuanos. Esse trabalho faz parte do planejamento da gestão para a realização das prévias e do próprio carnaval nos bairros da capital. A partir de agora, faremos encontros semanais para avaliar os eventos já liberados, como também as solicitações futuras”, explica Luiz Roberto.

O superintendente da SMTT, Renato Telles, reconhece a importância do trabalho em conjunto dos órgãos e destaca que o objetivo desse trabalho é uniformizar a operação dos eventos carnavalescos na cidade, para que o uso do espaço público seja feito de forma racionalizada e com segurança.

“É muito importante essa análise conjunta das solicitações, pois constatamos que em alguns casos, apenas um dos órgãos da administração municipal tinha sido notificado com antecedência pelos responsáveis dos blocos. Desta forma, estamos resguardando o direito dos foliões como também daqueles que não participam da festa”, ressalta o superintendente de Transportes e Trânsito.

Renato acrescenta ainda que, posteriormente, os organizadores dos blocos liberados serão chamados para que sejam feitos os devidos alinhamentos, conforme o que foi tratado e estabelecido durante o encontro.

Participaram da reunião os diretores de Espaços Públicos e de Operações da Emsurb, Bira Rabelo e Bruno Moraes, respectivamente, e o diretor de Trânsito da SMTT, Thiago Alcântara.

Da AAN