'São João da Gente Sergipana' ganha programa especial na TV

Publiciado em 25/06/2020 as 10:03

O último sábado do mês mais festivo para os nordestinos, 27 de junho, será marcado pela exibição do programa especial “Sergipe: o país do forró”, na TV Sergipe, logo após o Jornal Hoje. A gravação foi realizada no átrio do Museu da Gente Sergipana, transformado no Arraiá da Quarentena, e parte da programação transmitida durante o telejornal noturno SE TV2, na véspera de São João, 23 de junho. Realizado pelo Grupo Banese, por meio do Instituto Banese, e pelo Governo de Sergipe, o programa integra o tradicional projeto São João da Gente Sergipana e conta com o apoio da Energisa Sergipe.

Em meio a muita alegria, dança e comidas típicas, os telespectadores receberão em casa o concerto da Orquestra Sanfônica de Sergipe, com a participação especial da cantora Amorosa, poderão conferir uma retrospectiva com momentos marcantes dos festejos juninos pelo Estado de Sergipe e homenagens a cantores que se tornaram símbolos do tradicional forró, além de apreciar e se emocionar com a queima do barco de fogo no Largo da Gente Sergipana.

Ao apoiar a celebração junina, a Energisa Sergipe reforça o seu compromisso de fomentar a cultura local e o acesso a entretenimento de qualidade aos cidadãos. Continuamente, garante recursos para a manutenção de programas culturais e sociais, como a Orquestra Jovem de Sergipe e a Filarmônica Nossa Senhora da Conceição. No ano passado, ao lado da Prefeitura de Aracaju, a empresa foi responsável por manter viva a tradição de mais de 100 anos dos festejos da Rua de São João, concedendo o apoio que o evento necessitava para ser realizado.

O projeto

O ‘São João da Gente Sergipana’ é uma tradição há oito anos, sempre realizada no Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda, contando com a presença de um público diversificado e apaixonado pela tradição junina. Neste ano, com o apoio da Energisa e em um formato diferente, sem plateia, a festa busca salvaguardar as tradições, valorizar os artistas sergipanos e fortalecer a identificação do público com a sua cultura, no período mais tradicional do ano para os nordestinos. Toda a estrutura garante a necessária segurança aos artistas, através das medidas de distanciamento social e higienização adotadas pelos profissionais envolvidos na execução do evento.

A edição deste ano conta ainda com o projeto “Forró da Quarentena” de incentivo a artistas do ciclo junino. A iniciativa premiou 70 artistas que tiveram seus vídeos selecionados e estão sendo exibidos nas redes sociais do Instituto Banese e Museu da Gente Sergipana. O resultado do edital foi anunciado no dia 23 de junho e está disponível no site www.museudagentesergipana.com.br.

Apoio à cultura sergipana

Com 115 anos de história, o Grupo Energisa é o 5º maior em distribuição de energia elétrica. A companhia controla 11 distribuidoras em Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo, Paraná, Rondônia e Acre, com a missão de transformar energia em conforto, desenvolvimento e oportunidades de forma sustentável, responsável e ética. O Grupo atende a 7,8 milhões de clientes (o que representa uma população atendida de quase 20 milhões de pessoas) em 862 municípios de todas as regiões do Brasil, além de gerar aproximadamente 19 mil empregos diretos e indiretos.

Além de levar energia elétrica à população de 63 municípios sergipanos, a Energisa apoia importantes trabalhos culturais e sociais, como a Orquestra Jovem de Sergipe (OJSE), em Aracaju, e a Sociedade Filarmônica Nossa Senhora da Conceição (SFNSC), em Itabaiana.

Orquestra Jovem

O projeto musical Orquestra Jovem de Sergipe (OJSE) foi fundado em 2014 e conta com o apoio da Energisa desde o seu início. Com os recursos disponibilizados pela distribuidora de energia, a OJSE conseguiu, por exemplo, incluir instrumentos de sopro e abrir novas vagas em 2019. Com 160 alunos, a OJSE busca aprofundar os estudos dos jovens em instrumentos de sopro e adquirir novos equipamentos neste ano.

Filarmônica

A Sociedade Filarmônica Nossa Senhora da Conceição (SFNSC) de Itabaiana (SE) recebeu o apoio da Energisa Sergipe, através de recursos para manutenção do projeto musical, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, conhecida como Lei Rouanet. Atualmente, a SFNSC possui 500 alunos matriculados em aulas de vários instrumentos, como flauta doce, percussão, violino, violoncelo, contrabaixo, trompete, clarinete, saxofone e tuba. Fundada em 1745, a Filarmônica se destaca na criação de diversos grupos musicais e prioriza a matrícula de alunos na faixa etária de 7 a 14 anos, oferecendo três etapas de aprendizado até chegar aos grupos com maior desenvolvimento musical da instituição: Orquestra Sinfônica de Itabaiana e Banda Sinfônica.

 

Da Ascom