Banese comemora 60 anos de história com show de Vanessa da Mata e artistas sergipanos

Publiciado em 11/12/2021 as 06:56

O Banese comemora, nesta sexta-feira (10), os 60 anos de existência do banco e os 10 anos do Museu da Gente Sergipana com um show, gratuito e aberto ao público, da cantora e compositora Vanessa da Mata, que dividirá o palco com artistas sergipanos. O evento acontecerá no estacionamento do Museu da Gente, a partir das 19h, e os ingressos já estão esgotados.

 

A festa contará, também, com o talento e a musicalidade do grupo sergipano Samba do Arnesto, que presenteará o público com um repertório marcado por canções clássicas da história do samba, além de trabalhos autorais.

 

Para quem retirou o ingresso nos dias 05 e 06 de dezembro, a entrada no local dos shows só será permitida com a apresentação do bilhete de entrada, documento de identidade e comprovante de vacinação contra a Covid-19 (2 doses ou dose única da Janssen).

 

Exposição

 

Neste sábado (11), ainda dentro do calendário comemorativo, será inaugurada a exposição interativa ‘Cores da Gente – Imersão e Emoção’.  A mostra oferece ao público um mergulho na história das artes plásticas sergipanas dentro de uma estrutura espacial geodésica, cujo ambiente interno se transforma em uma superfície de projeção das obras em movimento, mesclando imagens e sons, e tornando possível vivenciar experiências sensoriais emocionantes.

 

Durante a visita, o público conhecerá as representações artísticas que vão do século XIX ao XXI, através de 20 artistas póstumos sergipanos que são referenciais. Com entrada gratuita, a exposição ficará aberta à visitação de 11 a 22 de dezembro, das 12h às 20h. Nesse período, o Museu da Gente Sergipana estará aberto aos visitantes exclusivamente neste mesmo horário.

 

O projeto é uma realização conjunta entre o Banese e a Energisa, através do Instituto Banese, com o apoio cultural da TV Sergipe.

 

Cultura Ribeirinha

 

No feriado de quarta-feira (8), dia de Nossa Sra. da Conceição, o estuário do rio Sergipe, em Aracaju, ficou ainda mais bonito com o colorido das velas de canoas vindas de diversos municípios do estado para participar da I Corrida de Canoas Sergipana. Além de promover a prática esportiva, o evento buscou chamar atenção da população para a importância cultural e econômica que a embarcação, exclusiva do nosso estado, tem para os povos ribeirinhos locais.

 

A competição abriu a programação da semana comemorativa pelos 60 anos do Banese e 10 anos do Museu da Gente Sergipana. As 17 canoas e tripulações participantes competiram em duas categorias: embarcação até 8m, e embarcações entre 8 e 9 m. A premiação das equipes vencedoras aconteceu no Largo da Gente Sergipana, e foi seguida pela apresentação do Samba de Coco do Mestre Dió, do povoado Mosqueiro/Aracaju.

 

A iniciativa foi promovida pelo Banese em parceria com a Associação dos Pescadores e Amigos do Povoado Areia Branca (Apapab), a ONG Casa de Mar, Coletivo Anjos do Rio e Coletivo de Canoeiros e Pescadores.

 

 

Ascom Grupo Banese