Neymar anuncia aos colegas do Barcelona que vai deixar o clube

Publiciado em 03/08/2017 as 04:57

A novela se aproxima do fim: o brasileiro Neymar anunciou nesta quarta-feira aos colegas de time que vai deixar o Barcelona, informou à AFP uma fonte do clube, após várias semanas de rumores insistentes sobre a contratação do atacante pelo Paris Saint-Germain.

"O jogador veio treinar como estava previsto e comunicou aos companheiros que vai sair", disse a fonte.

"O técnico (Ernesto Valverde) deu permissão para que não treine e possa resolver o seu futuro", completou.

A fonte não confirmou o destino de Neymar, mas o brasileiro parece cada vez mais próximo do PSG.

O clube francês, que pertence a um fundo soberano do Catar, parece disposto a pagar os 222 milhões de euros (262 milhões de dólares) da cláusula de rescisão do contrato com o Barça, o que tornaria esta a transferência mais cara da história do futebol.

Depois de participar na segunda-feira de alguns eventos publicitários na China, o jogador desembarcou na terça-feira à noite em Barcelona sem falar qualquer coisa sobre seu futuro.

O brasileiro compareceu nesta quarta-feira ao centro de treinamentos do Barcelona. Ele chegou por volta das 9H00 (4H00 de Brasília), com três amigos. Menos de uma hora depois abandonou o local.

Neymar foi contratado pelo Barça, procedente do Santos, na temporada 2013-2014, em uma transferência polêmica, objeto de várias investigações judiciais.

O Barcelona foi condenado por dois delitos fiscais por camuflar parte do custo da contratação, cujo valor até hoje não está claro, e deve enfrentar em breve outro julgamento por fraude e corrupção entre particulares, no qual também serão julgados Neymar e seu pai.

A saída do brasileiro do clube espanhol pode provocar novos problemas.

O presidente da Liga Espanhola, Javier Tebas, ameaçou bloquear a transferência com a rejeição do dinheiro da cláusula de rescisão, que deve ser depositado na sede da entidade para liberar Neymar.

"Não aceitaremos este dinheiro de um clube como o PSG que (...) está infringindo normas e leis do fair-play financeiro da UEFA", disse Tebas em uma entrevista ao jornal esportivo As.

Tebas acusa o clube parisiense de praticar "doping financeiro".

Pela vontade do jogador de sair, o FC Barcelona também poderia negociar com o PSG para agilizar a transferência ou, inclusive, incluir algum atleta do clube francês na negociação para tentar suprir o espaço deixado por Neymar no trio que formava com Lionel Messi e Luis Suárez.

O talentoso atacante brasileiro é o grande protagonista da pré-temporada do futebol europeu, tanto por sua provável saída do Barça como por suas atuações nas partidas do clube espanhol nos Estados Unidos.

Ao final da preparação do Barça em território norte-americano, onde a equipe venceu Juventus, Manchester United e Real Madrid, com três gols de Neymar e várias assistências, o brasileiro viajou a Xangai para eventos publicitários.

No retorno a Barcelona, o brasileiro fez uma escala em Doha (Catar), o que serviu para aumentar ainda mais as especulações nas últimas horas.

 

*AFP