De virada, Brasil perde para Holanda no Mundial de Vôlei

Publiciado em 15/09/2018 as 20:57


Irreconhecível, a seleção masculina de vôlei perdeu para a Holanda, de virada, com parciais de 21/25, 25/20, 25/20 e 25/21 pelo Campeonato Mundial. A vitória foi um marco para os holandeses. Depois do triunfo deste sábado (15), os europeus quebraram um tabu que já durava 52 anos, em Mundiais. Recentemente, em três amistosos realizados, o time verde-amarelo passeou diante dos europeus.

Com a formação titular que estreou na competição contra o Egito, o Brasil venceu o primeiro set, e parecia que não teria dificuldades no confronto. Mas os adversários cresceram e, a partir da segunda parcial, dominaram as ações da partida. O técnico Renan dal Zotto mexeu na equipe, trocou peças, mas a seleção seguiu errando muito, inclusive em fundamentos técnicos básicos.

Mesmo com uma formação recheada de jogadores reservas, e como franca atiradora dentro da partida, a Holanda aproveitou a queda de rendimento do passe brasileiro para abrir seis pontos na metade do set. Com alterações, Renan Dal Zotto tentou recolocar o Brasil de volta ao jogo, mas já era tarde.

Empolgada com a boa exibição, a Holanda continuou brilhando no terceiro set. E, mesmo quando o Brasil passou à frente no marcador e fez 12x11, os europeus tiveram calma, e no talento de Ter Maat, a liderança trocou de mãos na segunda parada técnica, com os holandeses fazendo 16x13. A seleção chegou a empatar, mas continuava errando muito dentro de quadra, e perdeu o set por 25x20.

O quarto set começou equilibrado, porém com a Holanda mais solta na partida e à frente na primeira parada técnica. Com Wallace abaixo de seu nível, Evandro entrou no jogo. Em bom saque de Lucão, o confronto ficou empatado em 11x11 e dava esperanças ao time brasileiro.

Na sequência, William foi acionado, e com bloqueios de Lucão e Lucas Moh, o Brasil seguia firme na briga de levar o duelo para o tie-break. Entretanto, Ter Maat seguia impecável no saque e conduzia os holandeses à vitória. No ataque de Lipe para fora, os jogadores da Holanda comemoravam o triunfo como uma conquista de título.

Agora, a seleção volta a jogar na segunda-feira (17), contra o Canadá, que segue invicto no Grupo B