Messi perde pênalti, mas garante vitória do Barcelona

Publiciado em 17/02/2019 as 07:54


O Barcelona teve que suar para vencer o Valladolid por 1x0, neste sábado (16), no Camp Nou. A vitória foi com um gol de pênalti de Lionel Messi, que perdeu outra penalidade depois. Assim, o time garantiu o resultado e se manteve na liderança do nacional espanhol, após 24 jogos realizados. 

Aos 43 minutos do primeiro tempo, o argentino converteu a penalidade máxima que havia sido cometida sobre Gerard Piqué. O zagueiro, aliás, atingiu nesse jogo a marca de 300 partidas disputadas na Liga. Já nos minutos finais da partida, Messi bateu um segundo pênalti, mas seu chute, à esquerda de Jordi Masip, no mesmo lugar que o primeiro, foi adivinhado pelo goleiro que conseguiu defender. O argentino ainda tentou fazer de cabeça no rebote, porém o goleiro defendeu quando estava perto da linha do gol. Foi o primeiro pênalti perdido por Messi nesta temporada. 

Apesar de tudo, Messi consolidou seu primeiro lugar na artilharia do certame, com 22 gols, sete a mais que seu companheiro uruguaio Luis Suárez. O técnico do Barcelona, Ernesto Valverde, preferiu dar descanso a alguns jogadores na partida, como Suárez, antes do jogo de ida das oitavas da Liga dos Campeões, na terça-feira (19), em Lyon.

Contudo, diante do equilíbrio em campo, Valverde decidiu colocar o uruguaio em campo para acompanhar Messi no ataque, no lugar de Kevin Prince Boateng, que chegou ao Barcelona na janela do mercado de janeiro. Suárez teve duas claras oportunidades de matar o jogo no segundo tempo, especialmente quando ficou cara a cara com o goleiro Jordi Masip, mas não conseguiu.

Outros resultados
Também neste sábado, o Atlético de Madrid derrotou por 1x0 o Rayo Vallecano (18º) e subiu para o segundo lugar na classificação provisória da Liga espanhola. A quatro dias do jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões, a equipe de Diego Simeone não fez uma boa partida, mas conseguiu os três pontos graças a um gol de Antoine Griezmann e colocou fim à sequência de maus resultados antes de receber a Juventus, na quarta-feira (20), no Estádio Metropolitano.

Durante a maior parte do jogo, o Atlético foi pressionado pela equipe local, que busca se salvar do rebaixamento. Mas o gol saiu faltando quinze minutos para o fim, com um chute do atacante francês de dentro da área que desviou em um zagueiro do Rayo e enganou o goleiro.

Nos minutos finais, o Rayo pressionou em busca do empate e, mais uma vez, Jan Oblak salvou sua equipe, defendendo um chute perigoso do senegalês Abdoulaye Ba nos acréscimos. Com este resultado, o Atlético supera provisoriamente por dois pontos (47 contra 45) o Real Madrid, que neste domingo (17) recebe o Girona (17º), e está a quatro pontos do líder Barcelona. 

Já o Real Sociedad subiu para a sétima posição, a um passo da zona europeia, ao derrotar em casa por 3x0 o Leganés (12º), com dois gols de Mikel Oyarzabal e um do brasileiro Willian José. Mais cedo, o Levante venceu o Celta em Vigo por 4x1 e agravou ainda mais a crise do time da casa, que pode terminar a 24ª rodada da Liga espanhola na zona de rebaixamento. A equipe azulgraná (11º) conseguiu a vitória no estádio de Balaídos com dois gols de José Luis Morales, além de Coke (40) e Borja Mayoral (89). Brais Méndez fez o gol de honra batendo um pênalti (88). 

O Celta, que jogou com um a menos após a expulsão do argelino Ryad Boudebouz (49), ocupa a 16ª posição na tabela, com apenas um ponto à frente da primeira equipe na zona da degola (Rayo Vallecano).