Ronaldo Fenômeno compra o Cruzeiro após clube virar S.A.

Publiciado em 18/12/2021 as 21:47

O ex-atacante Ronaldo Fenômeno se tornou hoje (18) o sócio majoritário do Cruzeiro. A confirmação foi dada em uma transmissão realizada nas redes sociais, na qual o ex-jogador e o presidente do clube, Sérgio Santos Rodrigues, celebraram o acerto.

"Feliz demais de ter concluído esta operação. Tenho muito a retribuir ao Cruzeiro, levar o clube ao lugar em que merece estar. Temos muito trabalho pela frente", disse Ronaldo no vídeo.

"Peço ao torcedor que se conecte outra vez com o clube, que volte a frequentar o clube e ir aos estádios, porque vamos precisar de toda força e união da torcida cruzeirense. Temos muito trabalho pela frente e nada a comemorar por enquanto, mas temos muita ambição de fazer o Cruzeiro gigante novamente", completou o Fenômeno.

A aquisição acontece um dia após o Cruzeiro aprovar a venda de até 90% de suas ações para investidores. Ainda não está claro qual é a porcentagem de ações que Ronaldo comprou, mas o próprio presidente do clube afirma que ele será o principal acionista.

"Ronaldo será nosso acionista majoritário da Cruzeiro SAF. Obrigado! Estamos certos de que é um projeto que será pioneiro para o futebol brasileiro", projetou Sérgio Santos Rodrigues.

A XP Investimentos, que foi a intermediadora do negócio, informou em comunicado divulgado ao mercado que Ronaldo desembolsará R$ 400 milhões no negócio, a serem investidos "nos próximos anos".

"A transação vislumbra o reequilíbrio financeiro e operacional do departamento de futebol do Cruzeiro, com um plano de crescimento sustentável de médio e longo prazo. A conclusão da transação está sujeita à finalização de uma série de condições precedentes", diz a nota da XP.

 

Pedro Mesquita, que é sócio da XP, celebrou a compra nas redes sociais. "Atenção mundo do futebol! Um grande filho à casa torna! Ronaldo Luís Nazario de Lima o 'Fenômeno' acaba de assinar um acordo para compra do Cruzeiro", escreveu.

O clube e o ex-jogador ainda não fizeram o anúncio oficial nas redes sociais, mas deixaram indícios em publicações seguidas. O Cruzeiro, inclusive, repostou uma mensagem de Ronaldo, em que há um coração azul e uma raposa. Em Belo Horizonte, a negociação caiu como uma bomba. As intenções de venda do clube já vinham sendo bem discutidas, bastando que seu modelo de gestão passasse para S.A.F. (Sociedade Anônima do Futebol), mas as negociações com Ronaldo foram mantidas em sigilo.

Ronaldo já tem experiência com clubes de futebol. Ele é presidente e sócio majoritário do Real Valladolid, da Espanha desde setembro de 2018. Agora volta à Raposa como empresário, justamente o time pelo qual foi revelado ao futebol nacional, aos 16 anos.

Entenda a venda do Cruzeiro

O Cruzeiro aprovou ontem (17), em Assembleia Geral, a alteração no estatuto que permite a venda de até 90% das ações da SAF (Sociedade Anônima do Futebol), que foi criada neste mês. 564 pessoas estiveram presentes na votação, das quais 544 foram a favor da mudança no estatuto.

Antes dessa alteração, o Cruzeiro só poderia vender 49% das ações da SAF. Agora, o novo texto permite que o clube seja titular de pelo menos 10% dessas ações, o que garantiria maior margem nas negociações com investidores, garantindo uma cadeira no Conselho de Administração da SAF e mantendo a preservação de marca, cidade, cor e outros itens da associação.

Por conta do rebaixamento em 2019 e dos problemas na Justiça, o Cruzeiro sofreu uma queda brusca nos seus rendimentos e possui uma dívida de aproximadamente R$ 1 bilhão.

 

 

 

Do UOL