França investiga dona da Batavo e Elegê por salmonella em leite para bebês

Publiciado em 15/01/2018 as 06:03


O presidente-executivo da Lactalis, Emmanuel Besnier, disse à publicação semanal "Journal du Dimanche" que a companhia, uma das maiores produtoras de laticínios do mundo, "pagará indenizações a cada família que foi prejudicada" por uma contaminação por salmonella em seus produtos de leite para bebês na França.

Até agora, 37 bebês foram diagnosticados com contaminação por salmonella na França, após terem consumido leite ou fórmula provenientes da unidade da Lactalis alvo da investigação. O governo francês informou que a investigação judicial para determinar os responsáveis pela contaminação continuará.

Infecções por salmonella podem ser um risco para a saúde. A salmonela pode causar intoxicações alimentares que podem provocar náuseas, vômitos, dores abdominais e diarreia, assim como infecções mais graves. O risco é maior para crianças e idosos.

As famílias de crianças que adoeceram na França por causa da contaminação do leite para bebês anunciaram uma série de processos judiciais. O presidente francês, Emmanuel Macron, assegurou que as autoridades aplicarão "sanções" se for demonstrado que houve "práticas inaceitáveis". O ministro da Economia, Bruno Le Maire, convocou reuniões para esta quinta e sexta-feiras com os representantes da grande distribuição e os diretores da Lactalis.

As fórmulas infantis, produzidas na fábrica da empresa em Craon, são exportadas para 83 países. No Brasil, a Lactalis é dona de marcas como a Batavo e a Elegê. Em dezembro, a empresa anunciou a aquisição do laticínio mineiro Itambé, que foi suspensa pela Justiça. A reportagem não conseguiu contatar a assessoria da empresa no Brasil para saber se o leite é exportado para o país.