Aplicativo chinês WeChat supera um bilhão de contas

Publiciado em 07/03/2018 as 05:01

O aplicativo WeChat, serviço de mensagens multifunções da gigante chinesa da internet Tencent, superou a barreira de um bilhão de contas de usuários, comemorou o principal executivo do grupo, Pony Ma.

O aplicativo para smartphones é onipresente na China e, além do serviço de mensagens, oferece um canal de informações e outros conteúdos, é uma rede social, uma plataforma de venda on-line e um sistema de pagamento eletrônico.

"O número de usuários ativos mensais do WeChat no mundo superou a marca decisiva de um bilhão", afirmou na segunda-feira à noite o diretor executivo da Tencent, Pony Ma, em um vídeo divulgado pela imprensa.

Ao ser procurada pela AFP, a Tencent afirmou que ele se referia às "contas de usuários mensais ativos". Desta maneira, parece levar em consideração o fato de que um internauta pode criar várias contas.

No fim de setembro, o número de contas no WeChat era de 980 milhões, com um ritmo de alta anual de 16%, segundo os últimos resultados disponíveis do grupo.

O americano Facebook anunciou que o serviço de mensagens Messenger superou 1,3 bilhãos de usuários mensais ativos. Um dos aplicativos de mensagem mais populares no Brasil, o WhatsApp tem cerca de 700 mil contas cadastradas. A maior parte dos usuários do WeChat se encontra na China continental. A Tencent quer aumentar seu uso no exterior, apostando especialmente nos expatriados chineses.

Mas a internacionalização é complicada em função da censura das autoridades chinesas sobre o aplicativo e as controvérsias pelo tratamento do WeChat aos dados pessoais. Também existe um inconveniente prático: as conversas do WeChat são armazena