Google suspende negócios com a Huawei após decreto de Trump

Publiciado em 19/05/2019 as 18:49

O Google suspendeu os negócios que exigem a transferência de hardware, software e serviços técnicos com a Huawei, com excessão daqueles disponíveis publicamente por meio de licenciamento de código aberto, disse uma fonte próxima à Reuters no domingo. 

O presidente dos EUA, Donald Trump, adicionou na quinta-feira a Huawei Technologies Co Ltd a uma lista negra de comércio, imediatamente aprovando restrições que tornarão extremamente difícil para a empresa fazer negócios com os congêneres dos EUA. A medida poderia prejudicar os negócios de smartphones da Huawei fora da China, já que a gigante da tecnologia perderá imediatamente o acesso a atualizações do sistema operacional Android, do Google. A próxima versão de seus smartphones Android também perderá o acesso a serviços populares, incluindo o Google Play Store, o Gmail e o YouTube.

A empresa retornou ao Brasil este mês e iniciou as vendas de dois smartphones na última sexta-feira, 17.

 

O impacto que a decisão tem sobre a Huawei ainda não é conhecida, pois sua cadeia de fornecimento global ainda avalia a situação. Segundo a Reuters, especialistas em chips questionaram a capacidade da Huawei de continuar a operar sem a ajuda dos EUA.

Os detalhes dos serviços específicos afetados pela suspensão ainda estavam sendo discutidos internamente no Google, de acordo com a fonte. Os advogados da Huawei também estão estudando o impacto da lista negra.

A Huawei não foi imediatamente acessível para mais comentários. Representantes do Departamento de Comércio dos EUA não fizeram comentários imediatos.

Com informaçoes da Reuters