Theresa May anuncia renúncia ao cargo de primeira-ministra do Reino Unido

Publiciado em 24/05/2019 as 07:07
Foto: Toby Melville/ Reuters

A primeira-ministra britânica, Theresa May, anunciou nesta sexta-feira (24) que vai deixar o cargo em 7 de junho após fracassar na gestão do processo de retirada do Reino Unido da União Europeia.

Ela vinha sofrendo uma forte pressão, inclusive dentro do seu próprio partido, o Conservador, após três derrotas no parlamento para aprovar o plano do Brexit .

 

"Está claro agora para mim que é do melhor interesse do país que um novo primeiro-ministro lidere o esforço [da saída do Reino Unido da União Europeia]. Assim, anuncio hoje que vou renunciar ao cargo de líder do Partido Conservador na sexta-feira, 7 de junho", disse May.

May, que estava há quase três anos no poder, afirmou que decidiu deixar o cargo após o terceiro fracasso em aprovar no Parlamento Britânico o acordo costurado por ela com a União Europeia.

"Eu fiz tudo que podia para convencer os deputados a apoiar este acordo. Tentei três vezes. Infelizmente, não consegui. Sempre será motivo de profundo pesar para mim que eu não tenha sido capaz de entregar o Brexit”, afirmou premiê, que ficou com a voz embargada e chegou a chorar no fim do seu pronunciamento.
May já tinha prometido que deixaria o governo assim que seu acordo com a UE fosse aprovado. No início da semana, ela apresentou sua última proposta a ser submetida aos deputados britânicos, que previa a realização de um segundo referendo. A proposta foi um fracasso e motivou a renúncia da líder do governo na Câmara dos Comuns, Andrea Leadson.

Eleições Europeias
O anúncio da renúncia ocorre um dia após o início das eleições europeias. O Reino Unido não queria participar do pleito, em que surge como favorito o Partido do Brexit, de Nigel Farage. Os resultados serão conhecidos somente no domingo (26), quando termina a votação em todos os 28 países do bloco.

O Reino Unido determinou sua saída da União Europeia para o dia 31 de outubro, após solicitar um adiamento da data que inicialmente estava estabelecida para 29 de março deste ano.

Do G1