'Belivaldo administra Sergipe como se fosse uma bodega', critica deputado

Publiciado em 30/05/2019 as 11:17
Foto: Jadilson Simões

O deputado estadual Rodrigo Valadares (PTB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã dessa quarta-feira (29), para fazer um comparativo sobre os indicadores sociais entre os Estados de Sergipe e do Espírito Santo. Ele apontou diversos aspectos negativos registrados nos últimos anos sobre os indicadores sergipanos, sobre Educação, Desemprego, Desigualdades Sociais e Segurança Pública. Por sua vez, também da tribuna, o vice-presidente da Alese, deputado Francisco Gualberto (PT), saiu em defesa do governo, negando que o nosso Estado seja o mais violento do Brasil.

Rodrigo Valadares relatou que fez uma recente visita técnica ao Espírito Santo e, após uma audiência com o governador Renato Casagrande (PSB), decidiu fazer o comparativo dos indicadores capixabas com Sergipe. “Graças aos governos responsáveis de (Renato) Casagrande e Paulo Hartung (MDB), eles passaram a ter um plano de desenvolvimento e seus indicadores melhoraram. Lá eles apostaram no gasto eficiente do recurso público. Aqui nós vimos Sergipe chegar ao posto de Estado mais violento do Brasil”.

Ao iniciar a apresentação dos dados, Rodrigo falou em Educação e do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). “No 5º ano eles sempre bateram a meta do Ideb e Sergipe não; no 9º ano eles estão bem acima de nós; no quesito Interpretação de Texto, lá eles atingiram um percentual de 38% e os sergipanos de apenas com 22%; na taxa de distorção, onde a idade está fora da série adequada, no ensino médio lá eles atingiram 28% e aqui nós estamos em vergonhosos 50%; no ensino fundamental a proporção é 21,9% para eles e 35% para nós”.

Violência e desemprego

Em outro quesito de avaliação, Rodrigo disse que os sergipanos estão vivendo em uma espécie de “guerra civil” e no nosso Estado as pessoas estão matando e morrendo mais. “Vejam os gráficos que, em 2004, Sergipe tinha a metade dos homicídios do Espírito Santo. Em 10 anos nós ultrapassamos eles e avançamos com Jackson Barreto e Belivaldo Chagas. Enquanto nós vimos explodir a violência, lá eles estão reduzindo. O desemprego no Espírito Santo foi de 12,9% (2017) e 10,2% (2018); em Sergipe, respectivamente, foi de 14,3% e 16,6%.

Comparação

Segundo Rodrigo Valadares, Sergipe tem aumento de imposto, estagnação do incentivo empresarial, alíquota de 18% do ICMS, modelo de gestão ultrapassado e falta um plano de ação sustentável e planejado; já o Espírito Santo “foca na redução de impostos, na reforma do programa de desenvolvimento econômico, em uma alíquota do ICMS de 17% e com 41,7% de gastos com pessoal. Aqui nosso governo está acima do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) com 47,5%”, disse, anunciando que vai apresentar um requerimento convidando o governador do Espírito Santo para vir a Sergipe fazer uma exposição sobre as mudanças que desenvolveu em seu Estado.

Por fim, Rodrigo Valadares disse que o governador tem se esquivado de atender a deputada Kitty Lima e os demais membros do G4 e disse que ele precisa reconhecer suas limitações e ser humilde o suficiente para encontrar soluções para o governo. “Não dar para Belivaldo ficar sentando, escondido no Palácio, tomando café quente e água gelada, sem dialogar com o povo, rodeado apenas de meia dúzia de puxa-sacos. Tem que montar uma estratégia e trabalhar. Belivaldo administra Sergipe como se fosse uma bodega”.

Oposição

 

O deputado Samuel Carvalho (Cidadania) elogiou o discurso de Rodrigo Valadares, dizendo que o também deputado Gilmar Carvalho (PSC) apresentou um requerimento parecido convidando o ex-governador Paulo Hartung. “É assim que se faz oposição séria e responsável, tentando encontrar solução para um Estado que hibernou financeiramente, sem rumo”.

O líder da oposição, deputado Georgeo Passos (Cidadania), também elogiou e disse que o grupo político que comanda o Estado há mais de 12 anos é o responsável pelo caos administrativo. “Regredimos na geração de emprego, na saúde. É muito positiva essa proposta do governador dialogar com outros chefes de Estado. Nosso intuito é contribuir! O que há demais em ouvir quem já teve a oportunidade de governar e mudou a vida de seu povo?”.

Já a deputada Kitty Lima (Cidadania) disse que quando a oposição apresentar os problemas é porque vem sendo cobrada pela população. “Não entendo essa barreira com o governo! A gente quer contribuir, pede audiências para tirar dúvidas e não se tem retorno. Tento falar com o governador, tendo falar com (José Carlos) Felizola e nada! Não vamos ficar sentados e calados, vendo coisas erradas, apenas para não desagradar! O que nos trouxe aqui não foram acordos!”.

Francisco Gualberto

 

Por sua vez, o deputado Francisco Gualberto disse que Rodrigo Valadares não falou com a verdade quando disse que Sergipe é o Estado mais violento do Brasil e o desafiou dizendo que vai fazer um requerimento para que seja realizado um debate, com pessoas da área, indicados pelo dois, que consigam comprovar o crescimento da violência aqui no Estado.

“Eu vi aqui o deputado afirmar que Sergipe é o Estado que mais se mata no Brasil. Fazendo apenas algumas lembranças, só em uma semana, em duas chacinas foram assinadas várias pessoas. No Rio Grande do Norte, dia desses, 85 pessoas foram mortas no intervalo de uma semana. Só na área rural do Pará há mais assassinatos do que aqui em Sergipe. Todo mundo sabe que esse número no Rio de Janeiro é muito maior!”, rebateu Gualberto.

O petista disse ainda que o discurso de Rodrigo aumenta o pânico na população. “Não tem um estudioso sobre o assunto que consiga demonstrar que Sergipe é o Estado mais violento do País”. Em aparte, Rodrigo Valadares rebateu o petista e se estabeleceu um forte debate entre ambos em plenário.

 

Da Rede Alese