SSP conclui curso de formação de guardas municipais de cinco cidades sergipanas

Publiciado em 17/10/2018 as 15:12

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) realizou nesta quarta-feira, 17, a solenidade de encerramento do Curso de Formação das Guardas Municipais dos municípios de Itabaianinha, Japaratuba, Nossa Senhora das Dores, Rosário do Catete e Simão Dias. O evento aconteceu no auditório da Academia de Polícia Civil (Acadepol) e contou com a presença de representantes da SSP, das prefeituras municipais e dos alunos concludentes.

Resultante do Termo de Cooperação nº 13/2018 firmado entre a SSP e as respectivas Prefeituras Municipais, o treinamento dos 78 concludentes ocorreu entre os dias 13 de agosto e 9 de outubro, contando com atividades teóricas e práticas voltadas para o preparo técnico do guarda municipal em situações relacionadas à prevenção da violência e proteção ao patrimônio público.

O secretário da segurança pública, João Eloy, ressaltou a importância do curso para a capacitação dos agentes e formação das guardas municipais. “Esse curso é um sonho nosso e tem como objetivo fomentar a criação e a formação das guardas municipais em todo o estado de Sergipe. Nós estamos hoje formando mais cinco guardas municipais. A ideia é conseguir formar todos os guardas municipais do estado para trabalhar de forma integrada com as polícias Militar e Civil”, explicou.

O diretor da Acadepol, João Batista, destacou que o curso é ponto de partida para a integração do trabalho entre as guardas municipais e as polícias. “Hoje nós capacitamos de forma homogênea as guardas municipais. Isso é fundamental pois são órgãos que atuam nos municípios e podem auxiliar muito no trabalho das polícias. É uma somação de forças com o objetivo de levar segurança pública de qualidade para todos os sergipanos”, frisou.

O subcomandante da Guarda Municipal de Rosário do Catete, José Arlênio, também mencionou a importância da capacitação para o trabalho integrado entre municípios e estado e agradeceu a oportunidade. “Agradeço em primeiro lugar a Deus, sobre todas as coisas, e ao nosso prefeito, que abraçou a causa para que pudéssemos ter essa possibilidade de aprendizado. Agradecemos também a SSP e a Acadepol, que acreditam na nossa contribuição para segurança pública do nosso estado”, reconheceu.

A agente da Guarda Municipal de Rosário do Catete, Jemy Jussimara, do mesmo modo apontou a relevância do treinamento oferecido pela SSP e pela Acadepol no constante aprimoramento da segurança pública municipal. “O curso foi muito importante porque ficamos mais preparados para poder lidar com a segurança da população do nosso município. Então é uma satisfação para todos nós da Guarda Municipal de Rosário do Catete”, disse.

Da Guarda Municipal de Nossa Senhora das Dores, a agente Renata Augusta, complementou destacando a importância do treinamento e do compartilhamento de experiências durante a capacitação. “Estamos aqui pela primeira vez fazendo esse curso, que foi muito importante para todos nós na formação do aprendizado e do aprimoramento do trabalho. Tivemos vários instrutores que estavam abertos para passar para nós todo o conhecimento adquirido por eles. Para mim é uma vitória”, citou.