Equipes de auditores fiscais da Sefaz realizam flagrante de transporte 820 caixas de cigarros sem nota fiscal em Aracaju

Publiciado em 14/01/2019 as 15:04

Em uma ação da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) no final da noite de domingo, dia 13, equipes de auditores fiscais realizaram o flagrante do descarregamento de uma carreta que transportava cerca de 820 caixas de cigarros nacionais da marca Egipt, em uma residência na Avenida Dr. Francisco Moreira, do Bairro Luzia, em Aracaju.

De acordo com o auditor Alberto Mota, que coordena as ações de fiscalização de mercadorias em trânsito, a abordagem ocorreu por suspeita a uma movimentação na avenida devido ao horário em que um veículo daquele porte transitava pela localidade, assim como o local onde a carreta estava estacionada e sendo descarregada: um imóvel residencial. “Diante da suspeita, foi solicitado reforço e realizada a abordagem dos auditores com a Companhia Fazendária junto às pessoas que retiravam as caixas do baú do veículo”, informou.

Com a abordagem, foi descoberta inexistência de documentação fiscal, ficando constatada a irregularidade. Toda a carga foi retida e encaminhada à sede do Comando Fiscal da Sefaz, onde foi realizada a conferência, o levantamento do valor e a lavratura do auto de infração. “Contabilizamos cerca de 820 caixas de cigarros nacionais, perfazendo um total de 410 mil unidades, e a estimativa é de que o valor da mercadoria seja de aproximadamente R$ 1,5 milhão. Por se tratar de um local que poderia trazer risco aos agentes públicos e aos produtos transportados pela carreta, conversamos com o tenente Derneval, que comandava a guarnição da Companhia Fazendária no momento da abordagem, e optamos por solicitar ao motorista a condução do veículo até a Sefaz para garantir a integridade da situação”.