Desipe transfere 39 presos do Copemcan para o Compajaf

Publiciado em 01/02/2019 as 14:22

O Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe) transferiu 39 presos do Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan), em São Cristóvão, para o Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho (Compajaf), no bairro Santa Maria. Essa transferência, que ocorreu da tarde da quinta-feira, teve como objetivo evitar novos confrontos dentro da unidade, a exemplo dos dois recentes quando dois internos morreram.
Para o secretário de Justiça e de Defesa do Consumidor, Cristiano Barreto, essa medida foi de extrema importância, pois desarticula grupos rivais que, nos últimos dois dias quebraram, de forma negativa, a rotina do Copemcan.
A confusão entre os dois grupos rivais provocou as mortes. A primeira, ocorrida no dia 30 de janeiro, terminou com a morte do interno Wesley Santos Silva, 33, e a segunda, na tarde da quinta-feira, 31, teve como vítima fatal Marcos José Lima Queiroz, 24 anos.
Estas duas mortes ocorreram na ala B do pavilhão 3, por isso todos que estavam alojados nesta ala foram transferidos. A direção do Copemcan abriu um procedimento administrativo disciplinar para apurar os fatos, enquanto que a Polícia Civil instaurou os inquéritos. Os episódios também estão sendo investigados pela Corregedoria da Secretaria de Justiça e de Defesa do Consumidor.
Por questões de segurança, a transferência dos internos foi feita sob sigilo. O Desipe utilizou seis veículos nessa operação, sendo um de suporte, duas viaturas com os internos e outras duas fazendo a escolta.