Investimentos no Instituto de Criminalística trazem resultados positivos na emissão de laudos periciais

Publiciado em 20/09/2019 as 10:14

Os investimentos que vêm sendo feitos pela Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp) no Instituto de Criminalística (IC) contribuíram para o aumento no número de procedimentos realizados pela instituição. Os resultados apresentados pelo IC contribuem diretamente para a segurança pública de Sergipe.

O diretor do Instituto de Criminalística, Luciano Homem, destacou o aumento na emissão de laudos periciais.“Foram feitos uma série de investimentos, a exemplo do laboratório de computação forense, que o estado investiu em torno de R$ 640 mil reais, e no ano de 2019 a gente conseguiu observar um aumento na faixa de 240% na quantidade de laudos emitidos”.

Antes desse laboratório o Instituto contava com a estrutura da Polícia Federal, mas desde abril de 2018 passou a utilizar a estrutura própria do laboratório, conseguindo assim um melhor atendimento nos processos periciais.

Uma comparação feita entre o período de janeiro a agosto de 2018 e de 2019 obteve os seguintes dados: Documentoscopia, um aumento de 26%; Computação Forense, 241%; Local de Crime, 31%; Identificação Veicular 55%; Balística (microcomparação), 153%; e por fim Balística (identificação direta), que teve uma redução de 18%.

Os resultados também estão diretamente ligados a Instrução Normativa 01/2019, de abril deste ano, que dispõe sobre a regulamentação da produção de laudos periciais do IC. O principal objetivo é ter uma gestão baseada em metas e indicadores para um melhor controle sobre a estrutura organizacional, otimização na alocação de recursos e ampliação da capacidade para tomada de decisão. Além disso, também contribuíram o Manual de Requisições, investimentos em equipamentos e sistema Forensys.

 

Da ASN