Em parceria com a Senasp, 74 delegacias de Sergipe recebem nova conexão de internet

Publiciado em 10/06/2020 as 10:33

Sergipe será um dos dez estados brasileiros contemplados pelo projeto “Segurança Pública Conectada”, realizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). No estado, a nova conexão de internet será instalada em 74 delegacias municipais. O programa, em âmbito nacional, é desenvolvido em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e contou com um investimento, do MJSP, de R$ 5 milhões de reais. A previsão é de que em até três meses os pontos já estejam instalados.
 
O programa tem como objetivo agilizar os procedimentos e os boletins de ocorrência, além de propiciar uma melhoria na captação de dados estatísticos. No país, serão mais de 600 pontos de internet com velocidade de 10 megas. O foco são as delegacias de polícia e as unidades que funcionam como centro de atendimento e despacho que utilizam as soluções do MJSP, o Sinesp PPE - Procedimentos Policiais Eletrônicos e Sinesp CAD - Central de Atendimento e Despacho. 
 
Além de Sergipe, os estados que serão contemplados, neste primeiro momento, são: Acre, Alagoas, Amapá, Rio Grande do Norte, Roraima, Tocantins, Rio de Janeiro, Piauí e Maranhão. Essas unidades receberão internet de banda larga, via satélite. O projeto terá a duração de 12 meses, podendo ser renovável por tempo indeterminado. 
 
De acordo com Wellington Silva, diretor de Gestão e Integração da Informação da Senasp/MJSP, a ação irá desenvolver maior capacidade de gestão e agilidade nos processos. “Com a chegada do projeto nos estados, iremos oferecer mais celeridade nas ações de delegacias e unidades que não contam com internet de qualidade. Processos serão agilizados, assim como boletins de ocorrências disponibilizados de forma mais ágil, contribuindo para uma melhora de informações e elucidação de casos”, destacou.
 
Segundo o diretor de Gestão e Integração da Informação da Senasp/MJSP, o projeto permitirá a interconexão e levará tecnologia e integração de informações a todas as regiões do Brasil, mesmo as mais remotas. “Desse modo, o trabalho policial, não só nas regiões que integram nossos sistemas, mas em todo o Brasil, se tornará mais adequado, pois permitirá que decisões policiais, tanto táticas quanto operacionais, até mesmo em nível estratégico, sejam tomadas baseadas em evidências e dados, melhorando a qualidade do serviço prestado à população”, afirmou Wellington Silva.

 

Da ASN