Prefeitos se reunirão com coordenador da bancada federal para tratar de emendas ao OGU

Publiciado em 13/10/2017 as 17:21

Na próxima segunda-feira (16), prefeitos sergipanos se reúnem com o coordenador da bancada federal para assuntos relacionados a emendas orçamentárias, deputado federal Jony Marcos (PRB). Em pauta, a discussão em torno da possibilidade de incluir uma emenda impositiva de bancada no Orçamento Geral da União (OGU), de 2018 para contemplar todos os municípios do Estado. O evento, é uma iniciativa da Associação dos Municípios da Região Centro Sul de Sergipe (Amurces) e acontecerá às 10h, na sede da Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de Sergipe (Aease), em Aracaju.

“Na prática, o que os gestores querem é discutir, democraticamente, os critérios de distribuição das emendas de bancada, na expectativa de alinhar entendimentos visando direcionar recursos do OGU para atender as demandas dos seus municípios”, explicou o presidente da Amurces, José Antônio da Silva Alves, o “Zé de Bá”. Ele informou que a iniciativa da Amurces atende a reivindicação dos prefeitos que se reuniram na manhã desta sexta-feira (13), em São Cristóvão, onde foi elaborado um documento intitulado Carta dos prefeitos reunidos em São Cristóvão.

No texto, os gestores reivindicam que a segunda emenda impositiva de bancada contemple os municípios localizados no interior do Estado, “por uma questão de justiça”. Eles defendem que “parte dos recursos seja direcionada, em anos alternados, para obras de infraestrutura em outros municípios, sobretudo, os 38 com mais de 15 mil habitantes” que com congregam um contingente populacional superior a 1,3 milhão de habitantes, representados por 59% da população sergipana.

De acordo com os prefeitos que participaram da reunião, as verbas seriam distribuídas de maneira proporcional ao número de habitantes, atendendo a prioridades pleiteadas por cada município. O intuito, observaram os gestores, é garantir mais equidade na divisão dos recursos orçamentários federais, “proporcionando equilíbrio e justiça social”.

“A Amurces, como sempre faz, está de portas abertas e sempre atenta para atender as demandas dos prefeitos e intermediar soluções para os diversos problemas apresentados por eles”, afirmou Zé de Bá, acrescentando que, como o próximo dia 20 é o prazo final para apresentação de emendas ao Orçamento da União, na terça-feira (17), os prefeitos seguem para Brasília, onde conversarão com parlamentares da bancada federal sergipana para ratificar a importância dessa emenda.