Luciano Bispo diz que Assembleia manterá empenho e lealdade em 2018

A Alese manterá o mesmo empenho e lealdade registrados em 2017, para que os trabalhos dos parlamentares sejam muito produtivos para o Estado de Sergipe em 2018.

Publiciado em 15/02/2018 as 15:20

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), deputado Luciano Bispo (MDB), afirmou nesta quinta-feira, 15, quando da reabertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa de Sergipe, que 2018 será um ano de luta para os deputados estaduais, mas que a Alese manterá o mesmo empenho e lealdade registrados em 2017, para que os trabalhos dos parlamentares sejam muito produtivos para o Estado de Sergipe em 2018.

“O ano de 2017 já foi produtivo para o Estado de Sergipe aqui nesta Casa. A Assembleia Legislativa, deu exemplos de rapidez na votação dos projetos e na lealdade. Sou grato ao governador Jackson Barreto, ao povo e a Belivaldo Chagas, que passou 16 anos nesta casa e só fez amizades”, diz.

Luciano Bispo completou: “Vamos cobrar e fiscalizar, mas não vamos impedir que esse Governo ande. Queremos a governabilidade de Sergipe, queremos que as coisas aconteçam no Estado. Precisamos ter a preocupação com o hoje e com o amanhã”, ressalta acrescentando que o governador vai continuar contando com seu apoio e parabenizando os secretários pela dificuldade em administrar as pastas com pouco dinheiro.

Sobre o ano eleitoral, o presidente da Alese afirmou que 2018 será de muita luta. “Esse ano legislativo que começa agora após o Carnaval, será de luta. Temos que visitar as nossas bases, mas com a consciência que a Casa tem as suas obrigações e deveres com o povo sergipano, na rapidez da votação dos projetos que chegarem para serem aprovados ou não e nas discussões com mais cautela e mais sensibilidade”, afirma.

Governo

Atendendo uma solicitação do governador Jackson Barreto que, segundo o vice-governador, se afastou um pouco das atividades devido ao período do Carnaval e do estresse normal do dia a dia da administração, a leitura foi feita por Belivaldo Chagas.

“O governador solicitou que eu viesse fazer a leitura de praxe e a expectativa é de que mais uma vez a Assembleia Legislativa juntamente com o Poder Executivo venha trabalhar de forma harmônica, como sempre trabalhamos. Devemos enfatizar o apoio que o Poder Executivo tem recebido da Assembleia Legislativa, acompanhando com respeito as manifestações da oposição que é natural da democracia e aqui estamos fazendo um relatório dos últimos três anos, mostrando um pouco do que está previsto no decorrer desse ano”, ressalta.

No discurso lido na tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe, o vice-governador Belivaldo Chagas lembrou que cumpre uma exigência da Constituição Federal para traduzir a essência de uma virtuosa fórmula democrática, onde se configura a harmonia e interdependência dos poderes.

“A prestação de contas é rito de transparência, compromisso com a verdade. Ao colocar diante de Vossas Excelências, diante do nosso povo, a radiografia abrangente da realidade sergipana, em especial do andamento do Governo ao longo do ano que se finda, tendo a obrigação de desenvolver uma narrativa rigorosamente consonante com os fatos, com as cifras, sem retoques e sem metáforas, ou seja, a expressão literal da realidade”, destaca lembrando que o relatório completo, detalhado e minucioso, será entregue aos parlamentares e ficará disponível para os sergipanos nos anais da Assembleia Legislativa.

Queda nos investimentos

Belivaldo Chagas ressaltou que o Governo atravessa os momentos mais agudos da crise que afeta o país. “Sergipe sofre ainda, mais pesadamente, como consequência na queda dos investimentos, entre eles, os previstos para as atividades na área do petróleo e gás, tudo isso agravado pelo período mais intenso de seca registrado nos últimos 40 anos. Mas, em meio à tanta turbulência, Sergipe não perdeu a conexão indispensável com a visão do futuro”, garante acrescentando que apesar dos percalços, o Estado não abandonou o rumo do desenvolvimento.

Obras estruturantes

Ainda no discurso, o vice-governador, ressaltou a peregrinação do governador Jackson Barreto à Brasília. “Há a necessidade premente de liberação dos recursos da Caixa Econômica, formalmente contratados, e que são essenciais para que se iniciem obras estruturantes já projetadas e com isso, se amplie o ritmo de recuperação da nossa economia, gerando mais empregos para os sergipanos”, diz lembrando o início de várias obras importantes e a recuperação de toda a rede viária.

Segurança Pública

O relatório do Governo reconhece que há um árduo caminho a ser percorrido. “É preciso que hajam mudanças indispensáveis para que venha a existir um sistema integrado e operacional, que reparta responsabilidades da segurança com a União, os Estados e os municípios. “Em Sergipe como um todo já se observam reduções na violência e isso nos leva a ter a certeza de que as diversas ações adotadas estão revelando resultados práticos. O Governo está fazendo a sua parte e mesmo diante de tantas dificuldades financeiras, realizou concurso e integrou na tropa militar, mais de 1.300 novos policiais, cerca de 250 policiais e escrivães na Polícia Civil, além de ampliar a capacidade no sistema penitenciário”, completa.

Melhorias na Saúde

A prestação de contas revela melhorias na área da Saúde, destacando que o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), terá este ano, mais 200 leitos, dos quais 45 já foram entregues. “Isso além da instalação do Centro de Nefrologia, com mais 35 novos leitos para internação para atender melhor os pacientes renais”, afirma anunciando a ampliação da Ala Vermelha em 50% da capacidade de atendimento e a criação no Huse, de uma Unidade Avançada de Cardiologia, com a compra de uma aparelho de hemodinâmica e o funcionamento de mais duas salas cirúrgicas, além de 10 leitos de UTI, exclusivos para cardíacos e também o acréscimo de mais 10 leitos na UTI Pediátrica.

“No decorrer de 2018, quatro hospitais regionais (Estância, Itabaiana, Nossa Senhora do Socorro e Nossa Senhora da Glória) serão ampliados e dotados de UTIs e salas cirúrgicas modernizadas, além de novos equipamentos e tomógrafos”, anuncia.

Educação

Na área da Educação, Belivaldo Chagas destacou que o Governo priorizou o ensino voltado para resultados que se configuram na prática e geram benefícios sociais. “Os alunos da rede estadual tiveram um desempenho extraordinário no ENEM, com altos índices de aprovação; Sergipe passou de três escolas em tempo integral em 2016 para 17 ano passado e o objetivo é instalar mais 25 unidades em 2018, sem contar que as escolas técnicas alcançaram recordes de matrículas; Em 2017, foi assegurado a 100% dos alunos da rede estadual, o transporte escolar”, comemora.

No discurso, o governador pede desculpas “por involuntários erros, possíveis equívocos cometidos, que resultam da nossa condição humana, ou por não ter feito aquilo que imaginei fazer e que as circunstâncias adversas não me permitiram, mas, tenho a certeza que não traí princípios, não releguei a segundo plano os interesses de Sergipe, nem arrefeci a luta pelo bem estar da gente sergipana”, finaliza.