Análise das três últimas pesquisas eleitorais do Instituto França

Publiciado em 10/09/2018 as 12:05

A análise das Pesquisas realizadas pelo Instituto França, nos últimos três meses, nos dá, com absoluta nitidez, a certeza de que o pleito para o governo, em 2018, não será nada fácil para nenhum dos principais candidatos que pleiteiam o cargo. Podemos observar, no entanto, que o candidato do PSB, Valadares Filho, foi aquele que conseguiu o maior crescimento percentual de julho para cá. Senão vejamos:

Em julho, no período compreendido entre os dias 11 e 16 daquele mês, a pesquisa do IPF apontou nitidamente um empate técnico na intenção de votos dos eleitores entre os três principais candidatos. Eduardo Amorim liderava com 15,90%, Valadares Filho aparecia em segundo lugar com 14,80% e o governador Belivaldo Chagas era o terceiro com 14,10%. Eles estavam bem embaralhados e empatados, naquele momento;

No período de 13 a 19 de agosto, a apuração do Instituto França continuou a apontar empate técnico entre os principais candidatos ao governo, mas com variações percentuais importantes para os dois principais colocados na pesquisa, agora com Valadares Filho à frente de Eduardo Amorim. Respectivamente, 19,8% e 18,4%. O terceiro colocado, Belivaldo Chagas, ficou praticamente com o mesmo percentual de julho: 14,9%. Mesmo assim, observando-se a margem de erro, os três ainda estavam tecnicamente empatados.

Já na pesquisa de setembro, realizada entre os dias 04 e 08 deste mês, tivemos o candidato do PSB, Valadares Filho, com um percentual de 19,4%, ligeiramente menor que em agosto, mas, mesmo assim, ampliando distância em relação aos dois outros principais candidatos que obtiveram os seguintes números: Eduardo Amorim 17% e Belivaldo Chagas 14,30%. A diferença para Eduardo Amorim foi de exatos 2,4%, mesmo percentual apontado como sendo a margem de erro da pesquisa. E em relação a Belivaldo Chagas, 5,1%.

Não seria correto analisarmos e compararmos números de institutos diferentes, portanto, com base nas pesquisas do Instituto França, dos últimos três meses, julho a setembro, podemos dizer com tranquilidade que é visível o crescimento do candidato Valadares filho em relação a Eduardo Amorim, em termos numéricos, apesar de estarem tecnicamente empatados pela margem de erro da pesquisa. Assim como é bastante clara a estagnação do candidato Belivaldo Chagas nesses últimos três meses, diante da performance de seus principais concorrentes na disputa.

Vamos acompanhar as próximas pesquisas para novas análises.