'Não vou flexibilizar, apesar das pressões que estamos sofrendo', disse Belivaldo

Publiciado em 03/04/2020 as 12:40

Após confirmadas as duas primeiras mortes em Sergipe por causa do coronavírus (Covid-19), o governador Belivaldo Chagas reuniu, nesta quinta-feira(02) o gabinete de crise instituído para o combate à pandemia para anunciar que não vai flexibilizar as decisões tomadas nos decretos expedidos e afirmou que vai adotar novas medidas.

“Encaminhei para Assembleia Legislativa um projeto de lei que autoriza o governo do Estado multar as pessoas que não cumprirem o isolamento social. Devemos ter esse projeto votado na próxima quarta-feira. A gente precisa entender que não é esse o quadro que gostaríamos que tivesse acontecendo. Mas há a necessidade urgente de ficar em casa porque nós já temos a transmissão comunitária”, alertou Belivaldo.

O  governador reforçou a importância de isolamento social nesse período. “O assunto é sério. Vamos aumentar o efetivo de polícias nas ruas, porque, lamentavelmente, recebemos notícias de um levantamento hoje, no qual está comprovado, que Aracaju é a terceira capital do país que menos aderiu ao ‘fique em casa’. É lamentável! Portanto, é extremamente importante que fiquemos em casa. Não vou flexibilizar em hipótese alguma, apesar das pressões que estou sofrendo, mas tenho responsabilidade com a população”, enfatizou.

Belivaldo anunciou também a parceria com um hotel de Aracaju para dar suporte na assistência aos profissionais de saúde que apresentarem sintomas da Covid-19. “Estamos fechando com o hotel próximo ao Huse, para que a gente tenha um espaço com 63 apartamentos, destinados aos profissionais da saúde que venham a ter teste positivo na frente. O profissional que estiver positivo não vai poder exercer a sua atividade, e não é bom que ele retorne o seu ceio familiar”, disse Belivaldo.

O secretário de Estado da Saúde, Valberto de Oliveira Lima, informou que o Estado vem agilizando a compra de testes para diagnosticar o coronavírus. “Nos já adquirimos 10 mil testes, que deverão chegar até amanhã. Já se encontram em São Paulo e assim que chegarem vamos empreender uma ação para testar inicialmente os profissionais da saúde, Segurança Pública e casos em que a gente tenha conhecimento de síndrome gripal. Além desses 10 mil testes, já adquirimos mais 10 mil”, disse Valberto.

Óbitos 
Os dois primeiros óbitos em Sergipe por coronavírus (Covid- 19) foram confirmados na manhã de hoje (2). Trata-se de uma mulher de 61 anos, de Aracaju, com várias comorbidades. Ela foi admitida na UTI do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) em estado grave, vindo a óbito nesta madrugada. O segundo caso trata-se de um homem de 60 anos, também residente em Aracaju. Ele deu entrada no Hospital Zona Sul na tarde de terça-feira- 31, com quadro de síndrome gripal que se agravou, evoluindo a óbito.

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou também a confirmação de mais um caso de Coronavírus nesta manhã. É um homem de 66 anos, morador de Aracaju. Ele encontra-se internado em um hospital particular da capital.

Da ASN