Witzel exonera André Moura da Casa Civil do Rio de Janeiro

Publiciado em 29/05/2020 as 06:33

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), exonerou de uma só vez nesta quinta-feira (28) os secretários de duas das pastas mais importantes da administração, a Casa Civil e a Fazenda.

O chefe da Casa Civil era o ex-deputado André Moura (PSC), influente no Congresso Nacional e ex-líder do governo Temer. Moura será substituído procurador do estado Raul Teixeira.

Já na Fazenda, deixa o cargo Luiz Cláudio de Carvalho, agente fiscal de rendas que foi secretário da mesma pasta no governo de São Paulo, na gestão do ex-governador Márcio França (PSB). Para o lugar, Witzel nomeou Guilherme Mercês, ex-economista-chefe da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

 

Além dos dois, há uma terceira mudança em andamento no governo do Rio de Janeiro. Investigado por possíveis desvios na Saúde, o ex-secretário Edmar Santos havia sido trazido de volta ao governo de Wilson Witzel para ser secretário extraordinário de Acompanhamento da Covid-19. Um dia depois de ter a nomeação suspensa pela Justiça, Santos pediu a Witzel para deixar o cargo.

Com a decisão, Edmar Santos perde o foro privilegiado. 

Como secretário extraordinário de Acompanhamento da Covid-19, Santos era responsável por gerir o conselho de notáveis, formado por especialistas e professores universitários e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que discutiam as ações de combate à pandemia no estado.

 

Da CNN Brasil